Economia
Turismo do Centro de Portugal aprovou estratégia de ação até 2030
A identificação, análise e desenvolvimento de potenciais produtos turísticos sustentáveis, ao nível regional e intermunicipal, é uma das ações previstas na estratégia da Turismo Centro de Portugal (TCP) até 2030, hoje aprovada, anunciou aquela entidade.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a entidade regional de turismo, que congrega 100 municípios, informou que Referencial Estratégico Centro Sustentável 2030 foi aprovado por unanimidade, em assembleia geral extraordinária, hoje realizada em Mira, distrito de Coimbra.
PUBLICIDADE
O documento está estruturado em quatro eixos principais, o primeiro dos quais diz respeito à estruturação de produtos turísticos sustentáveis, de base local, intermunicipal e regional, com base nos recursos do território.
Incluídos no primeiro eixo estão os Produtos Turísticos Regionais, onde se integram, entre outros, os percursos Cycling [ciclismo] e Walking [caminhadas], as rotas regionais de Gastronomia e Enoturismo, Estações Náuticas ou o Lifestyle [estilo de vida] Centro de Portugal e Destino Sustentável.
Já os Produtos Turísticos Intermunicipais envolverão, pelo menos, três municípios e resultam da atuação dos Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (Provere) da região nas redes de Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias do Xisto e Aldeias de Montanha, Territórios Termais e Turismo de Natureza do Centro de Portugal e nas fileiras de vinhos com denominação de origem controlada (DOC) e queijos de denominação de origem protegida (DOP).
Um segundo eixo incide na promoção turística da região, estando prevista a promoção integrada do destino Centro de Portugal, para reforçar a sua notoriedade e posicionamento.
O terceiro eixo diz respeito à capacitação e inovação, “ficando patente a preocupação em qualificar e atrair talento para a atividade turística, suportada na capacitação técnica, atração de talento e valorização dos recursos humanos”.
O quarto eixo pretende consolidar a monitorização e avaliação da atividade turística na região através do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal.
Citado na nota, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, argumentou que o documento estratégico reflete o entendimento coletivo dos diversos intervenientes na atividade turística na região, com base na valorização e qualificação dos recursos disponíveis.
Foi aprovado “após terem sido mantidos diálogos muito produtivos e úteis com todos os envolvidos”.
O responsável da TCP considerou ainda que o documento – apelidado de “essencial” – vai orientar a identificação, estruturação e promoção integrada dos principais produtos turísticos no território do Centro de Portugal, a nível regional e local.
“É com apreço que verifico que todos os ‘players’ regionais estão sintonizados no objetivo comum de potenciar e projetar o desenvolvimento integrado e sustentável do setor turístico no Centro de Portugal”, acrescentou Raul Almeida.
Related Images:
PUBLICIDADE