Região

Turismo do Centro cria plataforma para trabalhadores remotos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-09-2021

O Turismo Centro de Portugal criou uma nova plataforma que contém um índice de tudo o que existe na região, para quem opte por trabalhar de forma remota, a partir da região Centro de Portugal.

PUBLICIDADE

O ’site’ https://workfrom.turismodocentro.pt é uma iniciativa resultante do projeto “Work From Centro de Portugal”, que contém um índice com opções para quem quiser optar por trabalhar de forma remota.

De acordo com o Turismo do Centro, na plataforma pode encontrar-se, por sub-região, vários espaços onde podem trabalhar, nos diferentes regimes: ‘co-work’, incubadora artística, incubadora, centro de negócios, centro empresarial, espaço empresarial, ‘hub’ criativo, hotel, parque tecnológico, ‘co-living’, espaço colaborativo, incubadora de base rural, residências artísticas, e retiro de empresas.

PUBLICIDADE

No ‘site’ estão também disponíveis alguns testemunhos e histórias na primeira pessoa sobre “como é trabalhar desde o Centro de Portugal”, em cada uma das oito sub-regiões.

A iniciativa está integrada no projeto “Work From Centro de Portugal”, que pretende demonstrar que a “Região Centro oferece vantagens únicas para quem tem a possibilidade de trabalhar de forma remota ou alternativa aos escritórios tradicionais, nas mais variadas vertentes, como o nomadismo digital ou as residências artísticas, naquela que é uma tendência global amplificada pela pandemia”, refere uma nota de imprensa da Turismo do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Este projeto é a materialização da estruturação de um novo produto turístico que é o ‘nomadismo digital’, e é construído em estreita parceria com instituições públicas, associações, empresários, mas, e sobretudo, com pessoas. As que na região Centro habitam, as que nela trabalham e as que potencialmente pretendam nela viver e trabalhar”, afirma, citado na nota de imprensa, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

“É a capacitação deste destino, para acompanhar esta tendência que veio para ficar”, sustenta.

“O trabalho remoto, no local certo, pode andar de mãos dadas com o conceito de felicidade”, afirma, citado em nota de imprensa, Carlos Bernardo da empresa autora do projeto, em coautoria com o Turismo Centro de Portugal.

“Podemos trabalhar junto à costa e surfar no final do dia, assim como podemos voltar ao nosso lugar de origem, para junto de família e amigos, e trabalhar a partir de um ’co-work’ local”, explica.

“É neste quase infinito de possibilidades que o conceito de trabalho remoto se cruza com os territórios e consequentemente com o conceito de turismo. As escolhas sobre o lugar de trabalho são feitas em função do que o lugar pode oferecer. Foi a pensar na estruturação dessas oportunidades que surgiu o Work From Centro de Portugal”, conclui.

O projeto pretende unir o território do Centro em redor deste conceito com o objetivo de “qualificar” e “educar a oferta para as necessidades desta nova forma de trabalhar e, ao mesmo tempo, seduzir a procura, com critério e transparência”.

O próximo passo será reunir histórias de quem trabalha na região” em livro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE