A Turismo Centro de Portugal está a preparar uma participação marcante na BTL 2025, que decorre de 12 a 16 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
No ano em que se assinalam os 10 anos do rebranding da marca “Turismo Centro de Portugal”, o stand da entidade, localizado no Pavilhão 1 (Stand 1A03), será palco de lançamentos estratégicos, debates, experiências imersivas e momentos de networking, que vão posicionar a região como destino de referência no turismo nacional e internacional.
Como é habitual, os primeiros três dias da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market (nova designação para a Bolsa de Turismo de Lisboa) serão dedicados aos profissionais do setor.
PUBLICIDADE

A inauguração oficial do stand, que tem 810m², acontece no dia 12, às 16h00, momento em que a Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, apresentará os principais eixos da Estratégia de Promoção para 2025. De seguida, Gonçalo Lopes, Presidente do Município de Leiria, será convidado a apresentar os destaques de Leiria – Município Convidado da BTL 2025.
Ainda no dia 12, será apresentado o projeto “Estradas com História”, um novo produto turístico que vai transformar duas emblemáticas estradas do interior do país – a EN16 e a EN17 – em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica. Este evento contará com a presença dos Secretários de Estado do Turismo e das Florestas, Pedro Machado e Rui Ladeira, e representantes das quatro Comunidades Intermunicipais envolvidas: Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões.
No dia 13, o destaque vai para a apresentação da Parceria Transfronteiriça entre as regiões portuguesas do Centro de Portugal, Alentejo e Ribatejo e a região espanhola da Extremadura. Participam na cerimónia, além de Anabela Freitas, José Santos, Presidente da Turismo Alentejo e Ribatejo, Jesús Viñuales, Diretor de Turismo da Extremadura e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo. Segue-se uma degustação de produtos gastronómicos e vinhos das três regiões.
Ainda no dia 13, será dado a conhecer o programa “Sabores ao Centro”, uma grande aposta da Turismo Centro de Portugal para este ano, que reforça a ligação entre a gastronomia e a promoção turística. A terminar, haverá a apresentação das etapas do Rally de Portugal no Centro de Portugal, com a presença de Carlos Barbosa, Presidente do Automóvel Club de Portugal, de representantes dos municípios por onde passa a prova e de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.
Na manhã de sexta-feira, dia 14, o Turismo Industrial será o protagonista da programação do stand, com a celebração da adesão de novos parceiros à Rede Portuguesa do Turismo Industrial, seguida da apresentação do respetivo roteiro.
À tarde, será assinado um protocolo de colaboração dos parceiros dos Itinerários Napoleónicos, outro produto turístico que está a ganhar importância na região, e será apresentado também o “Portal Outdoor”, um projeto da Turismo Centro de Portugal que dá a conhecer a oferta de experiências de walking & cycling no território.
A todos estes destaques, junta-se uma novidade que promete ter grande sucesso. Quem visitar o stand da Turismo Centro de Portugal terá a possibilidade de assistir, ao vivo, à gravação de podcasts e programas nacionais de grande audiência.
Durante os três primeiros dias de feira, serão gravados os programas “Money Money”, podcast de Economia assinado por João Vieira Pereira e João Silvestre (dia 12, 11:00); “Bloco Central”, em que Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes analisam os acontecimentos da semana, com moderação de Paulo Baldaia (dia 12, 15:00); “Expresso da Manhã”, em que Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do jornal Expresso (dia 13, 11:00); “Escola Boa Cama Boa Mesa”, focado no turismo gastronómico (dia 13, 17:00); e “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer”, com Ricardo Araújo Pereira, João Miguel Tavares, Pedro Mexia e Carlos Vaz Marques (dia 14, 11:30).
Noutra grande novidade desta edição da BTL, a Turismo Centro de Portugal vai transformar o seu stand num palco de experiências musicais, com uma Silent Party – Centro Music Festivals Xperience, ativação inovadora que convida os visitantes a mergulhar no universo dos festivais de música da região.
Nos cinco dias da feira, num formato imersivo e dinâmico, os participantes serão transportados para os eventos musicais do Centro de Portugal, através de uma experiência única de DJ + VJ + MC. Cada sessão conduzirá o público por uma viagem sensorial, na qual o som dos auscultadores se sincroniza com projeções de vídeo dos festivais e efeitos visuais interativos. Além disso, os participantes terão a oportunidade de levar consigo brindes exclusivos desta celebração musical.
No stand da Turismo do Centro estarão presentes as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Médio Tejo, Oeste, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões), nove Redes Colaborativas (iNature & Geoparks, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha, Termas Centro, Queijos Centro de Portugal, Estações Náuticas, Vinhos do Centro e Portugal Romano) e cinco comissões vitivinícolas (CVR Tejo, CVR Dão, CVR Beira Interior, CVR Bairrada e CVR Lisboa).
Há ainda espaço para a representação de associações e instituições da região (Centro de Portugal Film Commission, Universidade de Coimbra e Associação Rota Histórica das Linhas de Torres) e de empresas do setor turístico (Cooking and Nature Hotels, Aveiro Moments, D. Abade, Portugal Green Travel, Restaurante Pérola do Fetal, Mosteiro do Leitão, Grutas de Mira de Aire, Wotels, Portugal A2Z Walking & Biking, Palácio dos Condes de Anadia e Casa Anadia de Alferrarede, GJC Hotels, Museu da Vida de Cristo, Tourism Learning Hub, Amuras, Get Out – Experiences, HIGHSUN – Tourism Experiences, DTravel e Dom Gonçalo Fátima Hotel & Spa).
A BTL decorre de 12 a 16 de março, com os dois primeiros dias reservados a profissionais (10:00-19:00). O público em geral pode visitar a feira a partir das 17:00 do terceiro dia e nos últimos dois dias, das 12:00 às 23:00 (domingo encerra às 20:00). Os bilhetes custam 8€ e podem ser adquiridos online.

Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE