Desporto
Tudo a postos para arrancar requalificação da Arregaça e Piscina de Celas

Imagem: Município de Coimbra
A construção, concessão e exploração do Centro Desportivo Integrado de Celas, que tem como contrapartida para o município, a reabilitação do Campo Municipal da Arregaça, pode arrancar.
Segundo o presidente da câmara José Manuel Silva, “os processos para a transformação da Piscina de Celas e reabilitação do Campo da Arregaça têm os respetivos projetos de arquitetura aprovados”.
Desta forma, “todos os procedimentos e responsabilidades para se iniciarem as obras estão do lado do privado e não do lado da Câmara”.
PUBLICIDADE
Recorde-se que o município abriu o concurso público para estas duas empreitadas em 26 de novembro de 2020, tendo a empresa Bom Pulso Lda vencido o concurso.
Desde a consignação, a diretora-executiva da empresa que detém os ginásios Phive em Coimbra afirmou que pretendia avançar em 2024 com as obras de construção do Centro Desportivo Integrado de Celas, que inclui a piscina municipal.
Em fevereiro do ano passado, Alexandra Gós referia que o projeto da Arregaça já estava aprovado, mas faltavam as especialidades.
De acordo com o concurso público, o Centro Desportivo Integrado de Celas será um espaço com “uma área de ginásio de mil metros quadrados, uma piscina de 25 metros – a que será reabilitada -, uma piscina exterior, campos de padel, parede de escalada, salas para aulas de grupo, fisioterapia, uma clínica e área de spa”.
Já o Campo Municipal da Arregaça vai passar a dispor de um novo edifício de apoio à prática desportiva, que substituirá as instalações de apoio existentes. Trata-se de um novo imóvel, com dois pisos, que irá albergar várias valências, nomeadamente balneários para atletas e árbitros, sala de primeiros socorros, de reuniões e de direção, um ginásio para a prática de ginástica artística, instalações sanitárias públicas e um equipamento de restauração no rés-do-chão, articulado com uma praça a criar a poente do edifício.
No processo, o concessionário chegou a pedir a substituição da execução da requalificação das instalações de apoio do Campo da Arregaça pela entrega do montante estabelecido no concurso público, mas a Câmara optou por manter a situação que tinha sido contratualizada.
PUBLICIDADE