Primeira Página

Tudo o que já sabemos sobre a Queima das Fitas de Coimbra

António Alves | 1 semana atrás em 10-04-2025

A mês e meio da festa estudantil conimbricense, o cartaz das Noites do Parque está “quase” fechado”. Falta um nome internacional.

O coordenador-geral da Queima das Fitas de Coimbra deu a conhecer as principais novidades da edição 2025 da Queima das Fitas que decorre entre 23 e 30 de maio.

PUBLICIDADE

publicidade

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Carlos Missel referiu que a Serenata Monumental, na madrugada de 23 de maio, terá lugar na Sé Velha. O responsável explicou que estão “a trabalhar em conjunto com as entidades para vermos uma solução onde garantimos as condições de segurança e o espetáculo na Sé Velha”.

PUBLICIDADE

“Terá que haver sempre condições de segurança imposta pelas entidades”, afirmou. Recorde-se que, no ano passado, a iniciativa foi cancelada pela Comissão Organizadora, tendo a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra recorrido ao direito à manifestação para realizar o evento de abertura da festa.

Carlos Missel, Coordenador-Geral da Queima das Fitas

Sobre o Baile de Gala e o Chá Dançante, terão lugar nas noites de 27 e 28 de maio. O local, esse, ainda está a ser tratado e Carlos Missel afirma que, em princípio, ocorrerão num edifício da Universidade de Coimbra. “O Convento São Francisco já não dispunha de espaços para essas datas”, referiu.

Em relação ao Cortejo dos Quartanistas, que decorre no domingo 25 de maio, existe a possibilidade do desfile prosseguir na nova Avenida Dom Sesnando Davides (Via Central) para a Avenida Fernão de Magalhães.

“Nós fizemos o pedido para ir pela Via Central, mas ao mesmo tempo recebemos feedback do município de que muitos comerciantes querem que continue a passar pela zona do Tribunal e fazer ali um percurso mais longo. Agora, isso vai depender mais das entidades que assim o decidam, da nossa parte estaremos, como é óbvio, disponíveis para contribuir qualquer uma que seja das soluções, mas não vejo com maus olhos as duas soluções”, afirmou.

Quanto às Noites do Parque, os espetáculos no palco principal vão começar mais cedo nos dias de semana. O objetivo é que os concertos comecem pouco depois das 22:00 e terminem por volta das 01:30. “Nós temos que arranjar um ponto de equilíbrio com a cidade para estes dias”, afirmou.

O recinto, esse, também vai sofrer mudanças com a criação de um quarto palco dedicado à música eletrónica.

Veja as novidades da Queima das Fitas de Coimbra com Carlos Missel

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE