Primeira Página

Tudo o que já sabemos das Feiras do Queijo Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 28 minutos atrás em 05-02-2025

Entre fevereiro e março, o Queijo Serra da Estrela será o grande protagonista de um ciclo de feiras que percorre vários municípios da região demarcada.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Estas festividades celebram a tradição ancestral deste queijo, resultado do trabalho árduo de pastores e queijeiras.

O Queijo Serra da Estrela é reconhecido pela sua qualidade e sabor inconfundível, sendo um dos poucos queijos do mundo produzido a partir de leite de ovelha e coalho vegetal (flor de cardo). Isso contribui para uma textura cremosa e um sabor peculiar, que é levemente salgado e tem um toque de doçura natural do leite fresco.

Além disso, o processo de produção é artesanal e envolve técnicas que foram passadas de geração em geração, com o cuidado dos pastores e queijeiras locais.

A produção é limitada à região da Serra da Estrela, o que torna cada pedaço de queijo uma verdadeira representação da natureza, do trabalho e da cultura local.

Conheça, agora, o roteiro das festas desta verdadeira obra-prima da gastronomia portuguesa, considerado um dos melhores queijos do mundo.

A 34.ª edição da  Feira do Pastor e do Queijo em Penalva do Castelo, que se realiza nos dias 8 e 9 de fevereiro abre o ciclo das feiras dedicadas a esta iguaria.

Além do ex-líbris, o queijo Serra da Estrela, o evento divulga a Maçã Bravo de Esmolfe, o vinho do Dão de Penalva do Castelo, a doçaria, o fumeiro e o artesanato regional. A festa decorre junto aos Paços do Concelho, no centro da vila.

O périplo continua e desta vez segue para Celorico da Beira. A “capital do Queijo Serra da Estrela” recebe a festa dedicada a esta iguaria nos dias 21,22 e 23 de fevereiro.

O evento conta com um atrativo e diversificado programa de atividades, tendo como cabeças de cartaz os Delfins e os Quatro e Meia. Durante os três dias haverá muita animação, mostras de artesanato e degustações.

O município de Tábua promove nos dias 22 e 23 de fevereiro a feira Tábua de Queijos e Sabores da Beira, no Pavilhão Multiusos, com 170 expositores e um vasto programa de animação, provas gastronómicas e uma montra vínica inédita, que contará com expositores de diferentes regiões do país.

Em Seia, o carnaval é exclusivo para os fãs do queijo da Serra da Estrela, com a feira dedicada a esta iguaria serrana. O evento decorre de 1 a 4 de março, com um foco especial nos produtores deste queijo DOP.

Durante o evento, será possível apreciar uma vasta gama de produtos regionais, como pão, vinho do Dão, enchidos, mel e artesanato, bem como conhecer as características do Cão Serra da Estrela e as ovelhas da região.

No dia 3 de março, realiza-se a Festa do Pastor e do Queijo em Mosteiro, Penaverde, concelho de Aguiar da Beira.

A Maior Festa do Queijo de Portugal acontece nos dias 8 e 9 de março, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, consolidando-se como um dos maiores eventos de promoção do Queijo Serra da Estrela e outros produtos típicos da região.

O evento, que pretende voltar a reafirmar-se como o principal cartaz turístico da região centro, tem como rei da festa aquele que é considerado como um dos melhores queijos do mundo e espera a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia.

Fornos de Algodres celebra o melhor queijo do mundo com uma nova edição da sua Feira do Queijo Serra da Estrela, de 21 a 23 de março. A presença de produtores locais, queijarias tradicionais e outros produtos endógenos da região será uma verdadeira homenagem à identidade e à ruralidade da Serra da Estrela.

Gouveia realizará o Mercado do Queijo de 28 a 30 de março. O evento está direcionado para a comercialização e promoção do Queijo da Serra da Estrela e vai reunir pastores, produtores e queijarias. A atividade visa reunir toda a fileira produtiva, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português.

Este circuito de feiras é um convite irresistível para quem deseja saborear o melhor da tradição gastronómica portuguesa, explorar a cultura local e admirar as paisagens deslumbrantes.

Dentro destes eventos, o Queijo Serra da Estrela é o grande protagonista, mas podemos encontrar diferentes variedades do queijo:

Queijo Serra da Estrela tradicional: O mais famoso, com a sua casca amarela e textura cremosa e amanteigada, é feito com leite de ovelha e uma flor de cardo (usada como coalho natural). Tem um sabor único, suave e ligeiramente picante.

Queijo Serra da Estrela curado: Quando envelhecido, o queijo passa a ter uma textura mais firme e um sabor mais intenso.

Requeijão Serra da Estrela DOP: É um produto obtido por precipitação ou coagulação, pelo calor, das proteínas contidas no soro resultante da laboração do Queijo Serra da Estrela, ao soro pode ser adicionado leite de ovelha Serra da Estrela e leite de cabra pasteurizado.

Queijo Serra da Estrela fresco: Embora menos comum, também é possível encontrar versões frescas do queijo Serra da Estrela em algumas feiras. Ele é mais suave, cremoso e de sabor mais delicado, perfeito para quem prefere um gosto mais suave.

Recorde-se que a Estrelacoop – Cooperativa Produtores de Queijo Serra da Estrela DOP prevê entregar no final do verão deste ano a candidatura do Queijo Serra da Estrela a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da Unesco.

Todos são bons, mas é o selo de certificação que confirma a sua origem e autenticidade. Assim o queijo genuíno terá que ter a certificação Serra da Estrela DOP, garantindo que o produto foi feito com leite proveniente de ovelhas de raça bordaleira

A Estrelacoop é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) dos produtos, Queijo Serra da Estrela, Queijo Serra da Estrela Velho, Requeijão Serra da Estrela e Borrego Serra da Estrela.

A Cooperativa tem centrado a sua atividade, quase exclusivamente, na assistência técnica aos associados e na defesa da Denominação de Origem Protegida – Serra da Estrela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE