Extra

Truques para eliminar o mau cheiro da máquina de lavar louça

Notícias de Coimbra | 10 minutos atrás em 05-02-2025

A máquina de lavar louça tornou-se num eletrodoméstico indispensável na casa de muitos portugueses. Este tipo de equipamento revela-se bastante atrativo, no entanto, a sua utilização regular leva a que a máquina comece a apresentar cheiros estranhos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

É possível evitar que o equipamento apresente odores. Fazer uma boa utilização da máquina de lavar permite evitar que o mau cheiro se instale no eletrodoméstico.

Não é preciso enxaguar os utensílios de cozinha, antes de os colocar na máquina de lavar louça. Contudo, é fundamental remover os restos de comida que se encontram presos. Coloque primeiro os resíduos dos pratos no lixo e passe a esponja do lava-louça nos pratos e talheres, levemente.

Uma boa medida preventiva consiste em remover a louça, após ela ser limpa. Deve fazê-lo com a maior celeridade possível e ventilar o aparelho para o equipamento não acumular humidade, que irá contribuir para a formação de bolor. 

Ocasionalmente, será benéfico juntar no fundo do eletrodoméstico uma chávena de vinagre. Esta medida irá ajudar a máquina de lavar a manter-se limpa por mais tempo. Em alternativa, pode utilizar meia chávena de bicarbonato de sódio, que também serve para o mesmo propósito.

Existem ambientadores específicos que são produtos destinados a eliminar os maus cheiros deste tipo de equipamento. No entanto, esta alternativa apresenta uma desvantagem. Com ambientadores, não é tão fácil verificar se o eletrodoméstico se encontra sujo ou se há algum outro problema.

Limpeza do filtro

Este tipo de equipamento recorre a água pressurizada a alta temperatura para realizar a limpeza da louça e eliminar a sujidade que esta apresenta. O efeito desta água permite que os restos que se apresentam colados à loiça se libertem. Contudo, estes resíduos não se desintegram. Este lixo apenas acaba por ficar na água e acaba por ir ter com os filtros da máquina de lavar louça. 

Os filtros têm essa função. Lidam com essas partículas e impedem o surgimento de entupimentos no ralo. Após permanecerem por lá por bastante tempo, os resíduos decompõem-se e assim originam mofo e mau cheiro. Desta forma, torna-se fundamental remover o filtro do equipamento e limpá-lo.

O filtro é um cilindro que se encontra neste tipo de equipamento. Ele está presente na parte inferior da cavidade deste eletrodoméstico. É necessário desmontá-lo. Para o fazer, deve, primeiro, remover as abas do filtro que o prendem. Assim, poderá desenroscá-lo. 

Após desenroscar o filtro, deve limpar este item, colocando-o sob água corrente da torneira com detergente. Caso se encontre muito sujo, deve deixar o filtro de molho (idealmente, em água quente com vinagre) por 30 minutos.

Este procedimento irá permitir que a limpeza do filtro se torne mais simples e será mais fácil eliminar os odores. Posteriormente, basta montar novamente o filtro, para ter a máquina de lavar louça novamente em condições. 

Limpeza do interior da máquina de lavar louça

Não é incomum verificar que a sujidade libertada pela louça se acumula em zonas específicas da máquina de lavar louça. Após a louça ser lavada, a sujidade pode situar-se em partes do eletrodoméstico que a água do enxaguamento não consegue alcançar, nomeadamente nas juntas interiores das portas.

Nessas circunstâncias, será importante esvaziar a máquina de lavar louça por completo, deixando os cestos. Quando o equipamento se encontrar vazio, coloque na cavidade do eletrodoméstico 2 chávenas de vinagre branco. Deve ainda adicionar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no recipiente do detergente. 

Esta dupla resolve muitos problemas domésticos, especialmente na limpeza, onde se revelam particularmente eficazes. Posteriormente, deve fazer um ciclo na máquina de lavar louça, com a água a 65°C. Por fim, caso o equipamento apresente alguma sujidade, recorra a um pano húmido para remover esses resíduos.

Limpe os cantos e fendas do equipamento. A sujidade pode aprisionar-se nas pequenas fendas da máquina. É importante verificar se se encontram objetos desagradáveis em zonas específicas, nomeadamente na vedação de borracha ao redor da porta da máquina de lavar louça e no interior dos braços aspersores. Pode usar um palito para remover partículas de alimentos de áreas de difícil acesso.

Desentupimento do ralo

Não sendo tão comum, pode acontecer que o cheiro apresentado pela máquina de lavar louça seja devido à sujidade acumulada no ralo. Para realizar essa limpeza, será necessário remover o filtro e recorrer a um produto específico para desentupir canos. Este líquido irá atuar nessa área no sentido de eliminar as partículas. 

Posteriormente, poderá ser necessário recorrer a uma solução caseira composta por vinagre e bicarbonato de sódio. Esta mistura de produtos deve ser realizada nas proporções de três partes de vinagre para uma parte de bicarbonato de sódio. 

Por fim, deve deixar que a solução atue por um quarto de hora. Então, resta a ação de despejar água a ferver e verificar se se encontra a escoar bem. Para finalizar a remoção da sujidade, pode complementar o serviço com um ciclo com água a 65°C.

Com estes procedimentos, irá conseguir garantir a remoção dos odores deste equipamento. Estes pequenos gestos fazem uma enorme diferença, garantindo uma máquina de lavar louça eficiente com maior longevidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE