Mundo

Trump envia 1.500 soldados adicionais para a fronteira com o México

Notícias de Coimbra com Lusa | 20 minutos atrás em 22-01-2025

 O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para enviar 1.500 soldados adicionais para a fronteira dos Estados Unidos com o México, afirmou hoje a secretária de imprensa da Casa Branca.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante uma breve conversa com jornalistas na Casa Branca, Karoline Leavitt indicou que esta medida surge no seguimento de decisões tomadas na segunda-feira pelo republicano logo após a sua tomada de posse, incluindo a declaração do estado de emergência na fronteira sul dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Donald Trump garantiu na segunda-feira, no seu discurso de tomada de posse, que irá expulsar “milhões e milhões” de imigrantes ilegais, uma das principais promessas da sua campanha eleitoral, durante a qual prometeu levar a cabo a “maior deportação em massa da história” do país.

Logo após tomar posse, Trump declarou uma “emergência nacional” na fronteira, com a qual autorizou o uso de forças militares na divisão com o México para repelir “formas de invasão”.

Além disso, a agência federal de Imigração e Alfândega norte-americana (ICE, na sigla em inglês) deteve 308 imigrantes ilegais, incluindo acusados de homicídio e violação, no primeiro dia completo de Donald Trump na Presidência, indicou hoje o responsável pela fronteira.

“Na terça-feira, nas últimas 24 horas, o ICE prendeu 308 criminosos graves. Alguns eram homicidas, outros violadores de crianças. Logo, o ICE está a fazer o seu trabalho (…). Um trabalho excelente no terreno e continuarão a fazê-lo a cada dia”, indicou à rede Fox News Tom Homan, o ‘czar’ da fronteira, termo como é conhecido o responsável pela fronteira do novo Governo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE