Coimbra
Triplo “ouro” para praias fluviais da Pampilhosa da Serra
Na época balnear de 2021, as praias fluviais de Janeiro de Baixo, Pessegueiro e Santa Luzia, contarão novamente com o galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e que distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas.
As três praias juntam assim o “ouro ao azul”, depois ter sido recentemente confirmada, pela Associação Bandeira Azul da Europa, a atribuição da Bandeira Azul a estes espaços balneares.
Para a obtenção da classificação “Praia com Qualidade de Ouro”, a Quercus refere em comunicado que “de acordo com os critérios definidos em 2021”, deverão ser respeitados critérios como a “qualidade da água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (de 2016 a 2020)”. As praias deverão ainda apresentar resultados igualmente imaculados nas rigorosas análises à água, efetuadas na última época balnear (2020), sendo que também não se pode ter registado “qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear”, no ano anterior à atribuição.
Desde o ano 2012 que o galardão “Qualidade de Ouro” tem sido sucessivamente atribuído a praias fluviais do concelho, facto que espelha não só a qualidade da água do concelho, como também a preocupação do município com a preservação ambiental e a valorização do património natural do território.
Para a época balnear de 2021, a Quercus identificou 391 praias (costeiras e fluviais), com “Qualidade de Ouro em Portugal”, mais cinco do que em 2020.
À semelhança do ano passado, a Quercus “reforça a necessidade de serem cumpridas, por parte dos banhistas, as regras sanitárias definidas pela Direção-Geral da Saúde aquando da frequência das zonas balneares. Assim, a Associação apela ao “bom comportamento cívico” e ao “planeamento prévio das deslocações às praias, no sentido de evitar grande aglomerados de pessoas”, nos acessos e no areal.
Related Images:
PUBLICIDADE