Tribunais
Tribunal de Coimbra julga 25 arguidos por tráfico de droga na cidade
O Tribunal de Coimbra começa a julgar na quinta-feira 25 pessoas acusadas de tráfico de droga naquela cidade, entre 2018 e 2020, num processo que vai decorrer no Pavilhão Centro de Portugal, face ao número de arguidos.
Os 25 arguidos, com idades entre os 20 e os 60 anos, são acusados de traficar droga entre finais de 2018 e outubro de 2020 na cidade de Coimbra, em particular na Baixa da cidade, vendendo sobretudo cocaína, crack e canábis.
Os quatro arguidos sobre os quais recaem maiores responsabilidades no tráfico de droga estão presos preventivamente, outros dois estão em prisão domiciliária e uma mulher encontra-se presa à ordem de outro processo, refere o Ministério Público, na acusação a que agência Lusa teve acesso.
Para além de todos serem acusados de um crime de tráfico de estupefacientes, há um arguido acusado também de condução sem habilitação legal e outro de detenção de arma proibida.
Um dos principais arguidos, com a alcunha “Banana”, vendia a consumidores e revendedores na Baixa de Coimbra, colaborando com outros três arguidos, de alcunhas “Bigs”, “Madruga” e “Micau”.
Segundo a acusação, estes quatro arguidos contavam com vários colaboradores que trabalhavam para estes na Baixa de Coimbra, sendo alguns deles também consumidores.
Em vários dos casos, os arguidos contavam com a ajuda das suas companheiras de então, também acusadas no processo, refere o Ministério Público.
No processo, estão também envolvidas três mulheres residentes em Coimbra suspeitas de fornecerem droga a esta alegada rede de tráfico, contando também com algumas colaborações nesse negócio.
De acordo com o Ministério Público, nenhum dos arguidos tinha uma atividade profissional, dedicando-se quase exclusivamente à atividade de tráfico de droga.
No processo, é ainda dado conta de que quatro dos 25 arguidos são reincidentes na prática deste crime.
O julgamento começa na quinta-feira, às 09:30, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE