300 escuteiros envolvidos no apoio às populações

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-06-2017

Trezentos escuteiros estão a prestar apoio no norte do distrito de Leiria, região afetada pelo incêndio que começou no dia 17 e que provocou 64 mortos, disse hoje o delegado do departamento de proteção civil do Corpo Nacional de Escutas.

PUBLICIDADE

publicidade

Os cerca de 300 escuteiros já envolvidos no apoio no terreno são “da região de Coimbra, Castelo Branco e Leiria”, e estão a apoiar em toda a zona afetada no interior norte do distrito de Leiria, disse à agência Lusa, em Pedrógão Grande, o delegado do Departamento Nacional de Proteção Civil e Segurança do Corpo Nacional de Escutas, Rui Proença.

PUBLICIDADE

Segundo o responsável, a resposta por parte dos escuteiros foi “rápida, pronta e organizada”, havendo já equipas formadas para reforçar a operação no terreno.

“Temos várias equipas a fazer a recolha, seleção e triagem dos bens entregues”, sendo que, no início do combate às chamas, os escuteiros garantiram “a parte de alimentação e abastecimento de água aos bombeiros, para evitar a deslocação” dos operacionais para fora do teatro de operações, explanou.

Dois grandes incêndios, que provocaram a morte a 64 pessoas e ferimentos a mais de 200, deflagraram no dia 17 na região Centro, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram cerca de 53 mil hectares de floresta [o equivalente a 53 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Foi extinto hoje, às 13:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE