Coimbra

Trabalhadores manifestam-se em Coimbra por mais salários e melhores pensões

Notícias de Coimbra | 12 horas atrás em 05-04-2025

Os trabalhadores e as populações da região centro unem-se em Coimbra, este sábado, dia 5 de Abril, para lutar por melhores salários.

O desfile inicia-se às 10:30, simbolicamente, a partir do Centro de Saúde da Av.ª Fernão de Magalhães e dirige-se para a Praça 8 de maio, onde terão lugar as intervenções político-sindicais. Idênticas ações terão lugar no Porto (manhã) e em Lisboa (à tarde). Na região centro, repita-se, é em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa, convocada pela CGTP-IN, conta com o envolvimento das estruturas locais, as uniões dos sindicatos, e com a mobilização promovida pelos seus sindicatos em toda a região.

PUBLICIDADE

O governo PSD/CDS caiu, há eleições legislativas marcadas para 18 de maio, mas as razões que impulsionam a luta dos trabalhadores não podem nem devem suspender-se. Pelo contrário, os objetivos reivindicativos mantêm a urgência que já tinham e a aproximação de eleições constitui, mesmo, um período em que importa afirmá-los, torná-los ainda mais audíveis, procurando, desde logo, identificar e confirmar compromissos sérios com eles por parte das forças políticas que vão apresentar, distrito a distrito, listas para deputados à Assembleia da República.

As dificuldades e as injustiças que continuam sem resposta por parte dos governos estão por resolver. O custo de vida aumenta, trabalhadores, reformados e suas famílias enfrentam graves dificuldades (pagar contas, renda ou prestação ao banco, alimentação, etc.).

Mesmo quem trabalha, empobrece: em 2024, metade dos trabalhadores receberam um salário bruto igual ou inferior a 889€. Aprofunda-se a exploração, os direitos são atacados, cresce a desregulação dos horários de trabalho com tremendas implicações familiares, profissões, carreiras e salários são desvalorizados.

A contratação coletiva é bloqueada e o governo já se ia preparando para piorar a legislação laboral que a bloqueia. Nos serviços públicos e funções sociais do Estado é imperioso salvar e reforçar o SNS, defender a Segurança Social, valorizar a Escola Pública, garantir o direito à habitação. Todas estas urgências se agigantam por continuarem sem respostas e soluções, enquanto, do outro lado, a acumulação de
lucros pelos grandes grupos económicos suplanta recordes, uns atrás de outros.

A Manifestação que irá decorrer em Coimbra, Porto e Lisboa reclama, formulando reivindicações concretas, a mudança de rumo e proclama o direito a uma vida melhor por parte da grande maioria do povo português que disto tanto precisa, o que impõe, à cabeça, a valorização real
do trabalho e dos trabalhadores.

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE