Reafirmar a defesa dos serviços públicos e melhores salários para “que as pessoas tenham uma vida digna” foram algumas das reivindicações feitas durante a manifestação promovida pela CGTP-IN em Coimbra.
Segundo a organização, cerca de 1.500 pessoas desfilaram sábado, 5 de abril, nas ruas de Coimbra. O protesto teve início junto ao Centro de Saúde da Fernão de Magalhães, prosseguiu na Avenida Fernão de Magalhães, Rotunda da Cindazunda, Rua Simões de Castro, Rua João de Ruão, Rua da Sofia e terminou na Praça 8 de Maio.
Sindicatos de toda região Centro marcaram presença na iniciativa que contou com a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.
PUBLICIDADE
Em declarações ao Notícias de Coimbra, o sindicalista defendeu a necessidade “de uma política que olhe para a maioria que trabalha, que trabalhou uma vida e aqueles que amanhã vão entrar para o mundo do trabalho”.
“Os trabalhadores que se questionem e que avaliem aquilo que tem sido a valorização dos seus salários nos últimos anos, o que é que tem sido a sua melhoria das condições de vida, o que é que tem sido a resposta aos problemas concretos, à desregulação dos horários de trabalho, ao combate à precariedade, à valorização dos serviços públicos”, disse o mecânico de pesados, que foi eleito secretário-geral em fevereiro de 2024.
Veja imagens da manifestação da CGTP-IN
















Ao seu lado, a coordenadora da União de Sindicatos de Coimbra. Luísa Silva referiu que o protesto teve como objetivo alertar os trabalhadores para o período eleitoral de promessas feitas pelos diversos partidos políticos.
“Estamos cansados de promessas, queremos que concretizem os direitos dos trabalhadores”, afirmou, realçando o facto da região “sofrer” do mesmo tipo de problemas que existem a nível nacional.
Desde logo, “os salários que não são pagos de forma a que as pessoas tenham uma vida digna; o preço da habitação que é incomportável para uma família com ordenado mínimo; o direito à saúde e melhores condições ao nível dos horários de trabalho”.
Veja o Direto NDC com Luísa Silva e Tiago Oliveira
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.