Empresas

Trabalhadores dos call-centers continuam em greve até fim de dezembro

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-12-2019

Trabalhadores dos call-centers continuam em greve até fim de dezembro


Os trabalhadores dos centros de atendimento telefónico de empresas vão continuar até ao final de dezembro a greve intermitente que iniciaram em 01 de novembro por melhores salários e condições de trabalho, foi hoje anunciado.

De acordo com informação do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV), foi emitido um novo pré-aviso de greve, para vigorar entre 22 e 31 de dezembro, porque as empresas do setor, de trabalho temporário e ‘outsorsing’, “continuam a não querer dialogar com os sindicatos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os trabalhadores dos centros de atendimento telefónico de empresas fizeram um dia de greve nacional no final de outubro e estão, desde o início de novembro, abrangidos por pré-avisos de greve que lhes dão a possibilidade de paralisar nos dias que entenderem, mas em períodos de hora e meia.

Segundo o SINTTAV, esta foi a forma encontrada pelos trabalhadores dos ‘call-centers’ para surpreender as empresas, que normalmente reorganizam as tarefas para evitar o impacto negativo das greves.

O novo pré-aviso de greve é válido até às 24:00 de 31 de dezembro, das 11:00 às 12:30, das 15:00 às 16:30 e das 19:30 às 21:00.

Estes trabalhadores queixam-se de que auferem salários muito baixos, não têm condições de trabalho e são eternamente precários, pois trabalham em regime de subcontratação.

Na base da luta está também a reivindicação de integração nos quadros das empresas para as quais prestam serviços, nomeadamente a MEO, NOS, Vodafone, EDP e Segurança Social.

PUBLICIDADE

publicidade

Se os trabalhadores dos ‘call-centers’ das empresas de telecomunicações fossem integrados nos quadros das empresas onde prestam serviço passariam a ser abrangidos pela contratação coletiva e teriam mais direitos e melhores condições de trabalho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE