Primeira Página
Tomar banho de água fria? Conheça 9 benefícios desta prática!
Todas as pessoas apresentam singularidades. Somos todos diferentes, mas todos iguais. Existem hábitos que todos devemos manter, como fazer a higiene diária, lavar os dentes, tomar banho. Tomar banho diariamente (ou dia sim, dia não) deve fazer parte das rotinas de todos nós.
Contudo, enquanto uns preferem o conforto da água quente, outros optam por tomar banho de água fria. Esta opção revela-se bastante mais vantajosa do que a alternativa. Descubra os diversos benefícios de tomar banho de água fria.
PUBLICIDADE
Benefícios do banho de água fria
Tomar banho de água fria significa pôr a água a uma temperatura situada entre os 10ºC e os 21ºC. Para quem não lida bem a entrar num banho de água fria, pode fazer batota. Uma opção mais suave consiste em entrar no banho com uma temperatura mais confortável e, posteriormente, reduzir a temperatura da água à medida que o corpo se vai habituando.
Enfrentar a temperatura num banho de água fria pode revelar-se uma experiência um pouco assustadora inicialmente. No entanto, quem aceitar o desafio de criar esse hábito, não se irá arrepender.
Adquirir este hábito gera diversos benefícios. Os seus efeitos positivos serão sentidos logo no primeiro dia. Alguns estudos científicos defendem que tomar banho de água fria algumas vezes por semana assegura diversas vantagens, fortalecendo o corpo de diferentes formas.
Eis alguns dos diversos benefícios para a saúde que este hábito de tomar banho de água fria gera.
Melhorar a circulação sanguínea
A prática diária de exercício físico por 30 min. (no mínimo) é a melhor estratégia para manter um sistema circulatório saudável. No entanto, tomar banho de água fria é outro método que permite estimular a circulação sanguínea.
Quem adota este hábito pouco após o acordar, sente o seu efeito positivo no imediato. Quem toma banho de água fria fica rapidamente ativo e melhor preparado para enfrentar os desafios matinais.
Quando o corpo entra em contacto com a água fria do banho, o organismo sente a necessidade de fazer um esforço extra como estratégia para manter a temperatura corporal. O ritmo cardíaco acelera com este hábito e o coração torna-se mais eficiente, reforçando a circulação por todo o corpo.
Impedir o surgimento de varizes
Este efeito também é benéfico no combate ao surgimento de varizes. Este problema pode surgir com o avançar da idade. No entanto, há uma maior proteção nas pessoas que tomam banho de água fria, porque este hábito promove uma melhor circulação do sangue e origina uma contração muscular.
Desta forma, é menos provável o surgimento de varizes para quem adquire esta rotina. O banho de água fria até ajuda a reduzir algumas varizes que já se tenham instalado no corpo.
Hidratar a pele e os cabelos
Os poros ficam temporariamente bem fechados quando ficam em contacto com a água fria, o que permite reter óleos, quer na pele, quer no cabelo. Deste modo, o cabelo ficará mais brilhante, após o banho em água fria, enquanto a pele se apresenta mais hidratada.
Além de dar à pele um aspeto mais saudável, o banho em água fria permite eliminar algumas manchas avermelhadas e borbulhas. Não se recomenda um banho de água fria quando a pele apresenta pontos negros e algumas borbulhas. Neste caso, é preferível tomar banho de água quente.
Melhorar a imunidade
Este hábito contribui para melhorar as funções do sistema linfático. O banho de água fria fortalece o corpo. A rotina deste banho desafiante estimula o sistema imunológico, pois faz com que o corpo reaja positivamente, aumentando as suas defesas.
Existem estudos científicos que ligam a prática regular de banho em água fria a um reforço do sistema imunitário, devido ao estímulo dos leucócitos. O corpo defende-se melhor contra alguns tipos de vírus ou infeções. As pessoas que tomam banho de água fria ficam mais protegidas de doenças leves, nomeadamente de uma constipação ou de uma gripe.
Combater a depressão
A temperatura reduzida da água aumenta as nossas defesas em vários sentidos. Este hábito desperta o corpo e a mente. Segundo estudos científicos centrados nesta temática, algumas pessoas que tomam duches de água fria com regularidade sentem efeitos antidepressivos.
Quem enfrenta um banho de água fria pela manhã facilmente percebe que essa rotina ajuda a despertar a mente e o corpo que fica logo muito ativo pela manhã. Este hábito ajuda a aliviar o stress que se tem acumulado e combate a ansiedade.
Gerar bem-estar
O hábito de tomar banho de água fria também gera um estímulo na produção de noradrenalina e betaendorfinas. Estas hormonas são bastante benéficas, porque são responsáveis pela sensação de bem-estar e de otimismo.
O corpo envia estes impulsos elétricos como forma de combater o frio, uma estratégia que permite manter a pessoa que toma o banho em estado de alerta e atenção.
Gerar mais energia
Criar esta rotina permite estimular o organismo e contribui para revigorar o corpo. O cansaço matinal deixa de existir, após um banho de água fria. A pessoa sente-se com mais energia ao longo do dia.
Recuperar a musculatura
Este efeito revigorante é também usado por muitos desportistas. Este hábito gera um aumento do oxigénio levado aos músculos. Por isso, produz efeitos positivos. Há quem tome um banho de água fria, após realizar um treino físico, porque este gesto revela-se benéfico para acelerar o processo de recuperação pós-treino.
Ajudar a perder peso
O banho de água fria implica um maior gasto de energia para que o corpo se mantenha equilibrado. Esta rotina que reduz a temperatura do corpo contribui para que o metabolismo fique mais acelerado.
Por isso, um dos benefícios de tomar banho de água fria está na queima automática de calorias. Este hábito é particularmente recomendado para pessoas que sofram de hipotiroidismo ou para quem apresente um metabolismo mais lento.
Related Images:
PUBLICIDADE