Saúde

Toma aspirina? Pode ser mais perigosa do que pensava

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 13-02-2025

Um novo estudo do Annenberg Public Policy Center, na Pensilvânia, revela que muitas pessoas desconhecem as últimas diretrizes de saúde em relação ao uso da aspirina.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A pesquisa, realizada com 1771 participantes, aponta que a maioria das pessoas ainda acredita que os benefícios de uma dose diária baixa de aspirina superam os riscos, contrariando as recomendações médicas atuais.

As propriedades anticoagulantes da aspirina levaram médicos a recomendar, no passado, uma dose diária baixa (cerca de 80 miligramas) para pacientes idosos saudáveis, com o objetivo de reduzir o risco de ataque cardíaco ou de acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, em 2019, o American College of Cardiology e a American Heart Association (AHA) atualizaram as diretrizes, desaconselhando o uso rotineiro da aspirina para prevenção primária de doenças cardiovasculares, devido ao risco de hemorragia gastrointestinal, pode ler-se no Leak.

O estudo revela que 48% dos entrevistados ainda pensam que os benefícios da aspirina diária são maiores que os riscos, enquanto 39% não têm certeza. Apenas 13% dos participantes reconhecem que os riscos da aspirina superam os benefícios.

Curiosamente, os mais jovens (18 aos 39 anos) são os mais informados sobre as novas diretrizes, enquanto os mais velhos (acima de 60 anos) são os que menos conhecem os riscos da aspirina, possivelmente por terem recebido recomendações contrárias durante grande parte de suas vidas.

Estudos demonstraram que o uso contínuo de aspirina pode levar a hemorragias internas graves, devido à interferência no processo de proteção do revestimento do estômago, tornando-o mais vulnerável à inflamação e danos.

É fundamental ressaltar que o aconselhamento médico varia de acordo com o histórico de saúde de cada indivíduo. Para aqueles com alto risco de problemas cardíacos ou histórico de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, a aspirina pode ser considerada, ponderando os riscos e benefícios.

A recomendação mais importante é consultar o seu médico antes de fazer qualquer alteração na sua medicação. Mantenha-se informado sobre as diretrizes de saúde mais recentes, pois elas se atualizam com frequência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE