Primeira Página
Todos ressuscitaram! A lenda do cerco a Montemor-o-Velho
A lenda do abade João remonta ao século IX, quando o castelo de Montemor-o-Velho estava sob o domínio dos mouros. Cercados pelas forças muçulmanas, e acreditando que não podiam vencer, os cristãos degolaram as suas mulheres, crianças e velhos antes de partir para o combate. Contudo, para surpresa de todos, venceram.
Segundo reza a lenda, a defesa do castelo de Montemor tinha sido entregue a um monge guerreiro chamado João, que anos antes tinha encontrado um recém-nascido abandonado no campo, tendo-lhe dado o nome de Garcia.
PUBLICIDADE
Já adulto, Garcia tornou-se um convertido ao Islão, pondo cerco a Montemor com um exército muçulmano, escreve o RTP Ensina.
Com o tempo a situação tornou-se desesperadora e, sem esperanças de vencer, os cristãos decidiram realizar um último ataque. Para evitar que as mulheres, crianças e velhos escondidos na fortaleza fossem feitos escravos, foi decidido degolá-los. Realizada a tarefa, saíram os cavaleiros para o que pensavam seria a última batalha, mas, para surpresa de todos, conseguiram destroçar os muçulmanos.
Em desespero regressaram à fortaleza para chorar a morte dos seus familiares, mas tiveram uma grande surpresa: todos os degolados tinham ressuscitado.
Related Images:
PUBLICIDADE