Coimbra

“Todos os dias lhe dou um beijo”. Goucha conta como lida com luto após a morte da mãe

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 semana atrás em 05-09-2024

Imagem: Instagram

Manuel Luís Goucha perdeu a mãe, aos 101 anos, no dia 9 de agosto, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Numa entrevista à TV 7 Dias, o rosto da TVI explicou como têm sido estes últimos dias e como tem lidado com o luto.

“Consegue-se como um ator consegue subir a palco com um ente querido no caixão, como um Herman José consegue fazer um programa com o seu amado pai a ser velado. Eu preparei-me ao longo dos anos para esta inevitabilidade […] Muitas vezes eu disse que ao ter uma mãe com 101 anos, que completou no dia em que começamos o Dilema, que isso um dia podia acontecer”, começa por dizer.

PUBLICIDADE

Aliás, “quem me conhece nunca duvidaria que eu não estivesse naquele Dilema justamente no domingo a seguir a esse sábado. […] A TVI nisso foi impecável, o José Eduardo Moniz, a própria Cristina Ferreira, a Lurdes Guerreiro, disseram-me ‘tira os dias que precisares’. E eu disse: ‘Não, eu vou fazer o programa’.”. Estava nervoso, confessa, contudo quando entrou no “ar” sentiu “uma onda de carinho gigantesca”, basta ver também nas minhas redes sociais, eu tenho a certeza que “. E frisa: “foi o trabalho que me salvou, desde aquele dia até hoje”.

“Eu não a perdi, eu ganhei-a. Estou grato à vida por a ter tido 69 anos e está viva em muitas memórias e no coração”, sublinha.

PUBLICIDADE

O apresentador, há uns dias, encontrou uma carta secreta escrita pela mãe. “Claro que aquela carta fez-me chorar muito, mas fez-me ganhar serenidade”.

Maria de Lourdes Sousa foi cremada em Coimbra e tinha um desejo, contudo o filho não faz questão de ficar com as cinzas. “Não. Faço questão de cumprir a vontade dela, que é deitá-la ao mar. Agora estão comigo num alpendre junto à suíte dela. Todos os dias lhe dou um beijo. Agora apetece-me ficar com ela, mas um dia, talvez para o ano, no inverno, vou deitá-la ao mar”.

E continua: “Sei que isto é ilegal, na terra onde ela nasceu, Figueira da Foz, e na zona de Buarcos. Mas gostaria de fazer isso com o meu irmão, sobrinhos, cunhada, e o Rui. Mas agora gosto muito de sabê-la ali e dar-lhe um beijo todos os dias de manhã”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE