José Luís Amaro, cantoneiro de limpeza da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, em Peniche, procurou várias vezes o serviço de urgência devido a sintomas preocupantes, incluindo sangue na urina.
No entanto, foi sempre diagnosticado com uma infeção urinária. Apenas após uma consulta no centro de saúde da vila lhe foi detetado um cancro da bexiga em estado avançado.
Apesar das queixas de dores, ardor ao urinar e hemáturia, o homem de 62 anos foi atendido duas vezes no serviço de urgência do hospital de Peniche e uma no hospital das Caldas da Rainha. “Fizeram-me testes à urina e deram-me medicamentos que não faziam efeito. Na terceira vez, estive dois dias internado, quase sem comer e a tomar comprimidos, mas fui sempre mandado para casa”, relatou ao Correio da Manhã.
PUBLICIDADE
Foi necessária a intervenção do presidente da Junta de Atouguia da Baleia, António Salvador, para que o paciente conseguisse uma consulta no centro de saúde local. “Quando a médica analisou a ecografia pélvica e vesical, confirmou que se tratava de um cancro da bexiga num estado bastante avançado e emitiu um documento para que fosse avaliado com urgência num hospital”, explicou o autarca àquele jornal.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste assegura que o paciente recebeu “os procedimentos adequados de acordo com as boas práticas” em todas as unidades de saúde onde foi atendido. A instituição também refere que foi sugerida a transferência para o serviço de urgência médico-cirúrgica do hospital das Caldas da Rainha, mas que esta foi recusada.
Foi marcada para terça-feira, 1 de abril, uma consulta de urologia na Unidade Local de Saúde do Oeste, onde será determinado o melhor plano de tratamento para o paciente.
PUBLICIDADE