Extra

TikTok pode entrar para o top 3 de redes sociais mais utilizadas no mundo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-05-2022

Já considerada uma das redes sociais prediletas dos portugueses, o TikTok parece ser o futuro da internet. Impulsionado pela sua forma muito própria de criar conteúdo online, os números não deixam mentir e, por isso, a aplicação não para de bater recordes em diversos âmbitos. Desta vez o assunto é a sua quantidade de downloads que, de acordo com o Insider Intelligence, apresenta previsões muito positivas para 2022.

PUBLICIDADE

publicidade

Efetivamente, o uso de redes sociais em Portugal é um fenómeno crescente, o qual pode mesmo ditar  fatores como a sua idade tecnológica  – idade medida tendo como base os hábitos tecnológicos dos indivíduos, tais como o tempo que passam conectados à internet e os dispositivos e redes sociais que utilizam. 

PUBLICIDADE

A popularidade das redes sociais explica-se, em parte, pela sua variedade. Há várias opções para diferentes públicos-alvo. O Facebook está progressivamente direcionado para um público mais velho, ao passo que o TikTok e o Instagram se destinam a utilizadores mais jovens. 

Pesquisa mostra crescimento do TikTok

Assim, de acordo com a pesquisa desenvolvida pela Insider Intelligence, este ano pode esperar que o TikTok ultrapasse redes sociais como o Twitter e o Snapchat. Isto quer dizer que se estimam cerca de 755 milhões de utilizadores mensalmente, o que representa um crescimento de mais de 40% em comparação com o período homólogo.

Além do mais, o estudo também traz mais dados sobre outras redes sociais. No topo da lista destaca-se o Facebook – prevê-se a frequência de 2,1 mil milhões de inscritos ativos, contornando as últimas notícias de perda de utilizadores. Já na segunda posição encontra-se o Instagram, apresentando uma estimativa mensal de 1,28 mil milhões.

Por outro lado, esta pesquisa divulga uma perspetiva mais global do panorama das redes sociais. Ainda no que diz respeito ao TikTok, esperam-se mais de 3 mil milhões de contas ativas e com utilização mensal, números que se traduzem em cerca de 82% dos presentes no universo digital.

 Foto: Pexels

Uma rede social em ascensão

Com uma presença cada vez mais marcante não só entre portugueses, mas também no seio da comunidade internacional, a tendência do TikTok consegue ser facilmente justificada.

Permitindo gravar vídeos curtos de no máximo 3 minutos, com diversas ferramentas de edição, esta rede social ganhou o seu espaço dado a sua praticidade. Além do mais, tem um componente de destaque que não encontra tão facilmente nas restantes redes sociais — o facto de tornar músicas, danças e vídeos totalmente virais.

Desta maneira, são várias as pessoas que passam várias horas do seu dia na aplicação. De acordo com a empresa SocialPubli, é possível que  20% dos utilizadores passem cinco horas diárias no TikTok.

Entre os principais países presentes no TikTok destacam-se os Estados Unidos da América e o Brasil, mas Portugal também tem uma forte presença na rede social. Só em 2020, eram 1,8 milhões de portugueses na rede.

No entanto, conforme a evolução da rede social, os números também apresentam uma tendência de crescimento semelhante. No ano passado, o TikTok alcançou a marca de mil milhões de utilizadores, segundo informações divulgadas pela Reuters.

De facto, a popularização das redes sociais veio revolucionar diversas áreas de atuação, desde a forma que se faz conteúdo e nos comunicamos até ações empresariais, principalmente de marketing. Com esta realidade em mente, o TikTok chega mesmo a ser uma das ferramentas de eleição das marcas, enquanto forma de divulgação do seu trabalho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE