Uma pintura da autoria do Mestre de Santa Clara, catalogada como “tesouro nacional” desde Maio de 2018, já pode ser vista no Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra).
A obra, “Virgem com o Menino e dois anjos”, consiste num quadro a óleo, datado do século XV.
PUBLICIDADE
Referido por especialistas em arte antiga como tendo estado desaparecido, o quadro surgiu à venda, em leilão, em Março de 2015, por um valor base de 5 000 euros, e foi comprada (30 000 euros) pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
“Virgem com o Menino e dois anjos” encontra-se, no Museu de Machado de Castro, junto do conhecido tríptico gigante de Santa Clara, também ele da autoria de um pintor cujo nome se desconhece.
A obra pode ser vista, em Coimbra, graças a uma iniciativa de partilha levada a cabo pelo Museu Nacional de Arte Antiga e pelo de Machado de Castro (MNMC) no âmbito da sétima edição da rubrica “Tesouros partilhados”.
Quanto à rubrica denominada “Museu visto à lupa”, ela vai proporcionar visitas guiadas no MNMC por ocasião das quatro quintas-feiras de Agosto (18h00). Através do endereço de correio electrónico servicoseducativos@mnmc.dgpc.pt, é recomendável a realização de inscrição por parte das pessoas interessadas.
“Virgem com o Menino e dois anjos” pertenceu, durante décadas, à família Espírito Santo, tendo sido incorporada, há cinco anos, no acervo do Museu Nacional de Arte Antiga.
Trata-se de uma pintura a óleo e têmpera sobre madeira, designada por Nossa Senhora da Graça, uma das mais populares devoções nas igrejas portuguesas no final da Idade Média.
O quadro sofreu alterações, não sendo claro se se trata de um tríptico ou de três fragmentos de uma única pintura.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.