Coimbra
“Tesouro” raro pode ser visto em Coimbra
Uma pintura da autoria do Mestre de Santa Clara, catalogada como “tesouro nacional” desde Maio de 2018, já pode ser vista no Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra).
PUBLICIDADE
A obra, “Virgem com o Menino e dois anjos”, consiste num quadro a óleo, datado do século XV.
Referido por especialistas em arte antiga como tendo estado desaparecido, o quadro surgiu à venda, em leilão, em Março de 2015, por um valor base de 5 000 euros, e foi comprada (30 000 euros) pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
“Virgem com o Menino e dois anjos” encontra-se, no Museu de Machado de Castro, junto do conhecido tríptico gigante de Santa Clara, também ele da autoria de um pintor cujo nome se desconhece.
A obra pode ser vista, em Coimbra, graças a uma iniciativa de partilha levada a cabo pelo Museu Nacional de Arte Antiga e pelo de Machado de Castro (MNMC) no âmbito da sétima edição da rubrica “Tesouros partilhados”.
Quanto à rubrica denominada “Museu visto à lupa”, ela vai proporcionar visitas guiadas no MNMC por ocasião das quatro quintas-feiras de Agosto (18h00). Através do endereço de correio electrónico servicoseducativos@mnmc.dgpc.pt, é recomendável a realização de inscrição por parte das pessoas interessadas.
“Virgem com o Menino e dois anjos” pertenceu, durante décadas, à família Espírito Santo, tendo sido incorporada, há cinco anos, no acervo do Museu Nacional de Arte Antiga.
Trata-se de uma pintura a óleo e têmpera sobre madeira, designada por Nossa Senhora da Graça, uma das mais populares devoções nas igrejas portuguesas no final da Idade Média.
O quadro sofreu alterações, não sendo claro se se trata de um tríptico ou de três fragmentos de uma única pintura.
Related Images:
PUBLICIDADE