Coimbra

Tenha à mão os óculos de sol. Coimbra está com radiação UV elevada

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 08-05-2022

Chapéu, protetor solar e óculos de sol são os melhores amigos de quem sai de casa nestes dias que chamam o verão. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera revela que Coimbra regista hoje um grau elevado dos raios ultravioletas e prevê que, no início desta semana, a cidade e a região atinjam o nível 8, de muito elevado. Às 14h00, registavam-se também cerca 30 graus celcius na Baixa de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar” são as recomendações do IPMA para a proteção da radiação solar nociva nestes dias de maio, na região centro.

PUBLICIDADE

Ao contrário da pele humana que parcialmente se adapta à radiação UV (espessura e bronzeado), o olho humano não possui quaisquer mecanismos de adaptação. Entre outras doenças, a radiação UV induz a supressão do sistema imunológico favorecendo a progressão de infeções originadas por vírus, bactérias e fungos.

Os olhos deverão ser protegidos por óculos de sol contendo filtros UVA e UVB. De acordo com a diretiva europeia, os fabricantes deverão indicar a categoria de proteção das lentes para a luz visível e ultravioleta. Para uso geral recomenda-se a categoria 3.

A melhor proteção para a pele é o uso de roupa (camisola, calças, chapéu) adequada. A roupa transparente à radiação UV deverá existir no mercado devidamente identificada como tal. As zonas da pele não cobertas por roupa deverão ser protegidas com um protetor solar contendo filtros de UVA e UVB. Durante as primeiras exposições ao sol recomenda-se o uso de um Fator de Proteção Solar (FPS ou SPF) de cerca de 30.

Deverão existir cuidados especiais com bebés e crianças. É importante notar que o efeito do protetor solar depende não somente da sua qualidade mas também da sua correta aplicação. O protetor solar deverá ser aplicado de acordo com as instruções do fabricante.

Um protetor solar com FPS de pelo menos 15 deverá ser generosamente aplicado de 2 em 2 horas para ter efeito protetor. Deverá também ser aplicado antes da exposição ao sol bem como após o banho de mar ou piscina. Se os protetores solares forem corretamente usados eles poderão constituir uma proteção para o eritema, cancro e fotoenvelhecimento.

Para amanhã, segunda feira, o IPMA prevê índices de radicação UV muito elevados em toda a Região Centro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE