Economia
Temos (mesmo) a fórmula para lhe dizer quanto dinheiro precisa de poupar consoante a sua idade
Rendimentos, despesas, planos futuros, se possui ou não propriedades ou mesmo o seu estilo de vida, são fatores que estão em cima da mesa para ter uma ideia de quanto precisa de poupar.
Mesmo que ainda esteja a muitos anos da reforma (ou não), interrogue-se se o dinheiro que poupou é suficiente. Mas como sabe se o seu dinheiro chega ou não? Atenção, porque a resposta está numa fórmula.
PUBLICIDADE
Existe uma regra, criada pelo economista Kimmie Greene, que tem em conta todas as idades e que é também muito flexível e ainda algumas das variáveis que já foram referidas. “A regra é nada mais nada menos que a Fórmula Greene, cujo nome vem do apelido do perito”, lê-se na Men’s Health.
Este método tem em conta a idade da pessoa e o seu salário anual.
Propõe um método progressivo: quanto mais idade tiver a pessoa, maior será a percentagem do seu salário que ela terá de ter poupado. É portanto flexível, uma vez que o salário de uma pessoa varia normalmente ao longo da sua vida.
Estas são as percentagens que propõe o economista:
20 e 29 anos: A pessoa deve ter 25% do seu salário anual atual poupado.
30 e 35 anos: 100% do seu salário anual atual.
35 e 40 anos: O número aumentará para o dobro do seu salário atual.
40 e 45 anos: três vezes o seu salário anual atual seria necessário.
45 e 50 anos: quatro vezes o seu salário anual.
50 e 55 anos: cinco vezes o seu salário anual atual.
55 e 60 anos: seis vezes o seu salário anual atual.
60 e 65 anos: sete vezes.
O criador da fórmula também pensou em pessoas que entram na reforma antecipada. Neste caso, as coisas complicam-se um pouco mais, e o economista recomenda fazer um plano de poupança mais exigente, reduzir despesas, procurar outras fontes de rendimento ou mesmo mudar-se para uma cidade que seja mais económica.
Related Images:
PUBLICIDADE