Carteira

Tem menos de 35 anos e quer comprar casa? Já é possível saber quanto pode poupar!

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 07-05-2024

O novo simulador da Gestlifes revela o impacto das medidas propostas pelo governo nos mais jovens, que poderão vir a ter acesso a um crédito habitação 100% financiado e com isenção de alguns impostos.

A apresentação do novo programa do Governo de Luís Montenegro trouxe boas notícias para os jovens que querem comprar casa em Portugal. A proposta prevê um crédito habitação jovem a 100% do valor de compra, até aos 35 anos, sem necessidade de pagar a entrada do empréstimo, o IMT e o imposto de selo.

PUBLICIDADE

Para que se possa perceber a poupança que estas medidas podem representar, a Gestlifes desenvolveu um simulador de custos com todas as despesas e impostos associados à compra de habitação própria permanente.

O funcionamento é simples: basta indicar o preço do imóvel, a localização e a idade dos titulares do empréstimo. Ao clicar em “Calcular”, o simulador apresenta uma lista discriminada de todos os custos, incluindo aqueles dos quais os jovens estarão isentos, se as propostas avançarem.

João Pereira destaca que “esta proposta irá trazer um grande alívio para quem quer ter casa própria”. O CEO da Gestlifes, afirma ainda que o simulador pretende “promover a transparência desta informação, para que os clientes saibam como é que as novas medidas os poderão beneficiar”.

Desde 2008 que o Banco de Portugal impôs limites à concessão de crédito habitação. Os bancos apenas podem emprestar até 90% do montante do imóvel, o que implica que o cliente tenha, no mínimo, 10% de capitais próprios e os restantes custos do processo.

Se esta proposta do Governo avançar, os jovens poderão aceder agora mais facilmente a um crédito habitação, sem necessidade de amealhar dezenas de milhares de euros ao longo de anos.

PUBLICIDADE

publicidade


Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE