Saúde

Tem arritmia cardíaca? No Hospital CUF Coimbra este problema é tratado com sucesso

António Alves | 2 anos atrás em 22-06-2023

O Hospital CUF Coimbra passou a disponibilizar a partir de quinta-feira, 22 de junho, um sistema de mapeamento 3D para tratamento de todo o tipo de arritmias cardíacas.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se da primeira unidade privada da região Centro a dispor desta tecnologia que garante uma maior precisão e segurança no diagnóstico e tratamento destas doenças. De acordo com a unidade hospitalar, o novo equipamento vai permitir aumentar de forma relevante a acessibilidade da população da região Centro a este tipo de tratamento.

PUBLICIDADE

Este sistema permite visualizar, em tempo real, uma imagem precisa e detalhada da estrutura e atividade elétrica do coração. “Através de um código de cores é também possível identificar mais facilmente as áreas de atividade elétrica anormal no coração e assim determinar as áreas a serem tratadas com maior eficácia”, destaca Natália António, cardiologista diferenciada em Eletrofisiologia e responsável pela Consulta de Arritmologia no Hospital CUF Coimbra.

Por outro lado, o médico consegue localizar a navegação dos cateteres nas cavidades cardíacas de forma mais rigorosa e sem necessidade do permanente recurso à fluoroscopia, um exame que utiliza raio-X. De acordo com a especialista, “o sistema de mapeamento tridimensional permite aumentar a segurança dos procedimentos, com redução dos tempos de radiação, obtendo-se melhores taxas de sucesso no tratamento das arritmias com ablação por cateter”, um procedimento minimamente invasivo que utiliza cateteres para anular pequenas áreas do tecido cardíaco que causam as arritmias.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a especialista afirmou que o doente alvo de tratamento nesta quinta-feira tem 40 anos e já sofria “de uma taquicardia supraventricular paroxística” desde os 7 anos. “Tinha episódios recorrentes limitativos que comprometiam a sua qualidade de vida”, lembrou. Natália António espera agora que, com este tratamento que tem uma taxa de sucesso superior a 95%, o doente possa voltar a ter uma vida normal.

Quanto ao pós-operatório, e por medida de precaução, o homem vai ficar internado no Hospital CUF Coimbra até sexta-feira de manhã.  Para além de Natália Cardoso, este procedimento foi realizado por uma equipa com grande experiência no tratamento destas doenças e onde constam Luís Santos, Cardiologista no Hospital CUF Viseu, técnicos de cardiopneumologia, técnicos de radiologia e enfermeiros.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Natália António

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE