Vamos

Teatrão promove oficina e espetáculo sobre os desajustes do mundo normativo

Notícias de Coimbra | 17 minutos atrás em 07-11-2024

No próximo sábado, dia 9 de novembro, o Teatrão acolhe o regresso da Terra Amarela – Territórios de Criação Inclusiva à Oficina Municipal do Teatro (OMT) para um dia cheio de programação.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre as 10:00 e as 17:00, Marco Paiva vai ministrar a oficina de formação teatral “Como desenhar um território?”. Ao longo deste workshop, o diretor artístico e responsável pela companhia vai explorar a construção de espaços comuns como uma ação em constante movimento e cujo sucesso acontece sempre na tensão entre forças aparentemente opostas.

“Somos, esperançosamente, na mesma medida, racionais e emocionais, estrategas e poetas, concretos e emocionalmente desejosos de sermos o mais felizes possível. É a partir desta dicotomia que esta oficina de criação propõe um encontro: gente extraordinariamente racional que se apaixona pelo invisível para transformar o que já existe em algo melhor. Tudo isto através da extraordinária capacidade da arte de tornar visível o que está já ali ao virar da esquina” aponta o programa da atividade.”, refere.

PUBLICIDADE

Esta oficina é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II para pessoas maiores de idade e destina-se a artistas profissionais, amadores, estudantes ou interessados em artes cénicas, com e sem deficiência e S/surdos. A frequência é gratuita mediante inscrição prévia para o email terraamarelacultura@gmail.com

Mais tarde, pelas 21:30, sobe a palco o espetáculo “O Tamanho das Coisas”. Com texto de Alex Cassal e direção de Marco Paiva, este monólogo de Paulo Azevedo leva-nos a conhecer o périplo de alguém que, a determinado momento numa geografia desconhecida e sem qualquer razão aparente, interrompe o seu caminho parando em pleno oceano. Da comparação entre o seu corpo e a escala avassaladora do que o rodeia levanta a questão: será que deve continuar? Até onde vai a utopia de que os heróis resistem infinitamente ao próprio cansaço? Vamos então analisar em conjunto: poderão todas as coisas medir a sua importância pela sua escala de tamanho? Será que nos vemos como gigantes?

Esta é a mais recente criação da Terra Amarela, estrutura de criação artística fundada em abril de 2018 e que procura desde então juntar artistas provenientes de diversas linguagens criativas, bem como outros profissionais ligados às práticas artísticas, culturais e sociais.

O ator e protagonista de “O Tamanho das Coisas”,  Paulo Azevedo , nasceu em Coimbra, a 29 de outubro de 1981, sem mãos e sem pernas. Iniciou-se no teatro em 1990, em Pombal, estudou Jornalismo na Universidade de Coimbra, tirou o Curso de Treinador de Futebol de Nível II, estagiou no Real Madride frequentou o curso de Representação em Televisão e Cinema, sob a orientação do ator e argumentista Tozé Martinho, na Universidade Lusíada de Lisboa.

Foi protagonista de reportagens televisivas premiadas, como “O Melhor Jogador do Mundo” (Sport TV), e “Uma Vida Normal”, da SIC, que haveria de dar origem ao livro autobiográfico com o mesmo nome, publicado em 2008. Tornou-se no primeiro ator com deficiência na ficção televisiva portuguesa, quando participou na novela “Podia Acabar o Mundo”, da SIC, tendo sido eleito ator revelação. Participou em novelas da SICe da RTP, protagonizou curtas-metragens exibidas em cinema, apresentou o programa “Consigo” da RTP2, e venceu o concurso televisivo “Splash” da SIC.

Os bilhetes têm um valor geral de 10€ (estando disponíveis vários descontos) e encontram-se disponíveis para compra na OMT, postos Ticketline ou através de https://tinyurl.com/TdCOMT

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE