Região
Tábua aprova orçamento de 26,5 milhões de euros em Assembleia Municipal
A Assembleia Municipal de Tábua, distrito de Coimbra, aprovou o orçamento para 2022, no montante de cerca de 26,5 milhões de euros (ME), com 23 votos a favor e nove contra, revela a autarquia.
Relativamente a 2021, o orçamento regista um aumento de cerca de um milhão e 500 mil euros, já que nesse ano orçamento foi da ordem dos 25 milhões de euros.
PUBLICIDADE
Em comunicado, este município refere que a proposta de orçamento e grandes opções do plano para 2022 foi aprovada por maioria, na sessão ordinária de terça-feira.
A Câmara Municipal informou que foi efetuada uma análise de ponderação dos recursos existentes, tendo em consideração os objetivos estratégicos de consolidação do processo de desenvolvimento económico e social do concelho, no interior do distrito de Coimbra.
Este exercício foi delineado considerando as circunstâncias políticas e económicas, designadamente “as decorrentes do cenário nacional, tais como a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições legislativas, como também do próprio contexto de incerteza causado pelo impacto da pandemia por covid-19”, esclarece a autarquia.
O município destaca também que no ano de 2022, pretende aproveitar as “oportunidades geradas, não só pelos fundos comunitários, como por fundos da União Europeia e nacionais”.
No próximo ano, a autarquia perspetiva que vários projetos financiados venham a ser encerrados, nomeadamente os da área ambiental e os associados ao Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).
Está previsto um reforço da aposta em investimentos, desde o património natural, à educação e à cultura.
“Encontram-se, assim, acauteladas em orçamento verbas que serão mobilizadas através de vários instrumentos financeiros, para além das verbas do Portugal 2020, estimam-se que sejam recebidas verbas provenientes do Portugal 2030, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI)”, lê-se na nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.
“Estamos numa fase em que é fundamental continuar a assegurar a solidez financeira da autarquia, recorrendo aos financiamentos europeus disponíveis, com intuito de apoiar novos investimentos no concelho, continuar a melhorar a vida dos munícipes e assegurar as melhores respostas a desafios futuros.”, sublinha, citado na mesma nota, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.
Related Images:
PUBLICIDADE