Desporto

Surfista brasileiro estreia-se a vencer na etapa portuguesa da Liga Mundial de Surf

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 dias atrás em 23-03-2025

Imagem: Surf News Brasil

 O brasileiro Yago Dora bateu hoje o compatriota Ítalo Ferreira na final da etapa portuguesa do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), em Peniche, conquistando pela primeira vez a prova disputada na Praia dos Supertubos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Na bateria decisiva, que foi bastante equilibrada entre dois dos melhores executantes de manobras aéreas do mundo, Yago Dora fez 13,37 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,70 e 6,67), enquanto o líder do ranking mundial, Ítalo Ferreira, marcou 12,43 (7,43 e 5,00).

PUBLICIDADE

Ao conquistar o Meo Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial, Yago Dora disparou 11 posições na classificação da temporada, ficando no quarto posto, enquanto Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019, e vencedor em Peniche em 2018 e 2019, mantém a ‘lycra amarela’ de líder.

Yago Dora, que impediu que Ítalo Ferreira se tornasse o primeiro tricampeão de provas em Portugal, é o sexto surfista ‘canarinho’ a levantar o troféu em Supertubos, juntando-se a Adriano de Souza (2011), Filipe Toledo (2015), Gabriel Medina (2017), Ítalo Ferreira (2018 e 2019) e João Chianca (2023).

Antes de a prova portuguesa da elite mundial ser disputada em Peniche, algo que acontece desde 2009, nenhum surfista brasileiro tinha vencido em Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE