Região
“Soure tem o primeiro bairro comercial digital do país”
“Soure tem a partir de hoje [6 de dezembro] o primeiro bairro comercial digital do país”, as palavras são da vice-presidente da Câmara Municipal.
Teresa Pedrosa, que falava na apresentação do projeto “Soure Comercial – Bairro Digital”, salientou que foi dado “um passo enorme na modernização do concelho”.
PUBLICIDADE
Recorde-se que este projeto resulta de uma parceria entre o Município de Soure, em parceria com a Associação Empresarial de Soure, contando com o apoio da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE).
A apresentação do projeto, que teve lugar no Auditório Delfim Pinheiro, no Centro de Inovação Social de Soure, “marca o início de uma transformação no comércio local, com a implementação de tecnologia avançada nas principais artérias comerciais de Soure”, recorda a autarca.
O projeto, que conta com um investimento total de 522.639,51 €, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa nacional “Bairros Comerciais Digitais”.
O “Soure Comercial – Bairro Digital” conta já com a adesão de 78 participantes, de um total possível de 92, incluindo 40 comércios, 28 serviços e 10 estabelecimentos do canal Horeca.
Este índice de adesão, que representa 84,8%, reflete o entusiasmo e a confiança dos comerciantes e prestadores de serviços locais no impacto positivo que este projeto trará para a vila.
A iniciativa visa dinamizar e modernizar o comércio local através de uma série de ferramentas digitais inovadoras, proporcionando uma experiência mais integrada e interativa para residentes e visitantes. Com cinco mupis interativos já instalados, o projeto oferece aos utilizadores acesso imediato a informações atualizadas sobre promoções, eventos e serviços municipais.
Posicionados estrategicamente nas principais ruas comerciais, estas estruturas promovem uma ligação dinâmica entre os comerciantes e a comunidade, permitindo uma comunicação direta e envolvente.
Para facilitar ainda mais o acesso e a conveniência, o projeto inclui a instalação de dois cacifos digitais, permitindo a recolha e o levantamento de encomendas de forma rápida e segura. Estes cacifos estarão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, assegurando conveniência e acessibilidade contínuas para todos os utilizadores.
Complementando estas funcionalidades, foram instaladas quatro novas antenas Wi-Fi que oferecem cobertura total das principais artérias comerciais da vila, garantindo acesso gratuito e contínuo à internet, promovendo o uso das plataformas digitais e tornando Soure uma vila mais conectada e acessível para o público.
Outro destaque é a implementação de uma ferramenta de realidade aumentada, que permite aos utilizadores realizar visitas virtuais a pontos de interesse turístico inseridos na área de implementação do projeto.
Esta funcionalidade valoriza o património cultural e histórico da vila, incentivando o turismo local e proporcionando uma experiência única e interativa para os visitantes.
O projeto inclui, ainda, a criação de um marketplace digital, onde os comerciantes locais podem expor os seus produtos e serviços. Este marketplace estará acessível tanto através do site como da aplicação móvel do Soure Comercial, disponível para Android e iOS.
Através da app, os utilizadores podem explorar o bairro, conhecer a oferta comercial local, consultar promoções, eventos e serviços e, de forma fácil, realizar compras online, com a possibilidade de entrega ou levantamento nas lojas físicas.
Além disso, a aplicação funciona como uma ferramenta de orientação, promovendo a interatividade entre os comerciantes e os clientes, enquanto facilita a descoberta da vila e seus pontos de interesse.
Veja os vídeos do NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE