No âmbito da reunião da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que se realizou no Porto, no passado dia 14 de fevereiro, o Município de Soure foi eleito para integrar a Comissão de Coordenação da RTPCE para o biénio 2025/2026.
Nesta reunião estiveram representados municípios de todo o país e no decurso dos trabalhos teve lugar a eleição da Comissão de Coordenação, por voto secreto e presencial, para a qual o Município de Soure foi eleito.
Desta forma, a Comissão de Coordenação da RTPCE passará a ser constituída pelos municípios de Lisboa e Santo Tirso (ambos por inerência), Lagoa (Algarve), Porto, Valongo, Torres Vedras e Soure.
PUBLICIDADE
A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras conta com 96 cidades-membro e tem como objetivos promover os princípios da Carta das Cidades Educadoras, bem como fomentar o debate das atividades que emanem do desenvolvimento desses princípios quer ao nível de cada município quer no todo nacional.
Soure aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e à Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras em 2018, no âmbito das suas políticas educativas, procurando continuamente integrar projetos e desenvolver medidas que beneficiem a comunidade e, particularmente, as crianças, jovens e suas famílias, partilhando dos princípios defendidos por esta Rede.
Atualmente, Soure integra quatro grupos de trabalho (Brincar na Cidade Educadora; Educação ao Longo da Vida; Cidades Inclusivas; Projeto Educativo Local) e tem tido, ao longo dos anos enquanto membro, vários projetos reconhecidos a nível nacional e internacional.
A Autarquia já organizou três Encontros Nacionais dos Grupos de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, “Educação ao Longo da Vida” e “Cidades Inclusivas”, além de participar ativamente nas várias iniciativas e reuniões de trabalho realizadas pela Rede.
Em 2022, Soure candidatou-se e venceu uma bolsa para participar no XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que se realizou em Andong (República da Coreia), onde apresentou o projeto “Soure + Sustainable – Invest in the present for a better future” (Soure mais Sustentável: Investir no presente para um futuro melhor”).
Já em 2024, participou no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras que decorreu em Curitiba (Brasil), no qual apresentou o projeto-piloto “Sabores do Nosso Mundo”.
A eleição para a Comissão de Coordenação é o corolário do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo pelouro da Educação, cujo sucesso do seu Projeto Educativo tem sido reconhecido a nível nacional e internacional pelos seus pares.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE