Coimbra
Soure ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil
O Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, deliberou, após reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC), com efeitos a partir das 00h00 do dia 22 de janeiro de 2021.
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A ativação do PMEPC deve-se ao aumento muito significativo do número de casos positivos de Covid-19 nos últimos dias, bem como ao elevado risco de proliferação de cadeias de transmissão em todo o Concelho, informa a autarquia.
Principais medidas aprovadas:
– Ceder equipamentos e recursos humanos para serviço junto dos Serviços de Saúde Pública de Soure, a coordenar pela dra. Jenny Correia, sendo 2 técnicos superiores para apoio aos inquéritos epidemiológicos;
– Cedência de viatura e técnico para contactos na comunidade ao Serviço da Unidade de Saúde pública de Soure;
– Colocar à ordem do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Soure, de todos os funcionários municipais pertencentes aos diversos quadros de voluntariado daquela Associação humanitária;
– Colocar à ordem do Comandante do Posto da GNR de Soure, viatura e motorista para facilitar deslocações e contatos a cargo desta força policial.
– Ativar com a Direção do Agrupamento, duas escolas de acolhimento para alunos dependentes de famílias pertencentes a atividades essenciais: a Escola Martinho Áreas de Soure e o Centro Escolar da Granja do Ulmeiro.
– Ativar em Granja do Ulmeiro um polo de atendimento e intervenção social;
– Reformular circuitos de transporte escolar para os alunos dependentes de famílias pertencentes a atividades essenciais, bem como correspondente serviço de refeição escolar e acompanhamento pessoal;
– Reafectação de pessoal operacional ao Serviço de Higiene Pública, Saúde e Bem Estar Animal e desfasamento de horários na recolha de resíduos sólidos urbanos;
– Ativação de medidas de apoio não presencial – telefones e email, no âmbito das medidas de apoio às famílias para entrega ao domicílio de bens essenciais, tais como medicamentos, alimentos, produtos de higiene;
– Encerrar ao público todos os serviços municipais, bem como espaços públicos, incluindo cemitérios, pavilhões desportivos e espaços de recreio;
– Atendimento preferencialmente por marcação prévia ou por via não presencial todos os assuntos de caráter administrativo ou relacionados com os interesses do cidadão.
– Reforçar o atendimento telefónico ou via eletrónica para questões sociais e apoio às famílias;
– Disponibilizar aos estabelecimentos comerciais, de serviços ou de confeção de alimentos, do setor publico, social ou privado, que estejam a trabalhar em atividades essenciais, e apoio à desinfeção dos espaços por equipas especializadas do Município.
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