Coimbra
Soure aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro
O Município de Soure aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, proposto pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.
Esta medida integra uma estratégia de valorização de um novo paradigma de crescimento económico para a economia portuguesa assente na triangulação entre economia circular, a valorização do território e dos habitats e a descarbonização da economia.
“Uma economia circular é entendida como uma economia que promove ativamente o uso eficiente e a produtividade dos recursos por ela dinamizados, através de produtos, processos e modelos de negócio assentes na desmaterialização, reutilização, reciclagem e recuperação dos materiais”.
O Município de Soure tem feito um esforço na promoção de uma economia circular, implementando estratégias de otimização de recursos, redução de desperdício e fomentando a adoção de boas práticas ambientais no âmbito da sustentabilidade.
A subscrição deste Pacto Institucional, para a Autarquia, traduz-se no desenvolvimento de soluções inovadoras para a transformação de resíduos em recursos através da cobertura integral da Vila de Soure com sistema integral de recolha seletiva “porta a porta”; promover a produção e os consumos sustentáveis através da reutilização de mobiliário urbano inutilizado; e na criação de procedimentos de incentivo à economia circular através da elaboração de procedimentos demonstrativos de boas práticas na aquisição de bens e serviços.
As três medidas referidas serão monitorizadas e reportadas à CCDRC semestralmente, de acordo com as metas e indicadores em avaliação. O Pacto firmado estará em vigor até ao final de junho de 2021.
Related Images:
PUBLICIDADE