As sopas “de vinho”, ou como são conhecidas “sopas de cavalo cansado”, eram o pequeno almoço típico dos trabalhadores rurais do norte de Portugal.
Diz a lenda que o nome terá tido origem quando um lavrador, que preparava para si esta sopa, a terá dado a provar ao seu cavalo. O animal, embriagado, deitou-se e não se levantava para trabalhar, parecendo estar cansado.
PUBLICIDADE
O certo é que esta sopa era muito popular no norte de Portugal, servindo como fonte de energia para aguentar um dia árduo de trabalho agrícola, explica o site Ruralea. Estas sopas fazem parte da lembrança de um Portugal pobre, em que os tempos difíceis vividos faziam com que os portugueses tivessem acesso a uma alimentação pouco saudável.
Vamos lá à receita?
Para fazer uma sopa de vinho vai precisas de pão, de uma gema de ovo, de vinho tinto e de mel ou açúcar. O processo não tem nada que enganar. Comece por deitar um pouco de vinho tinto numa tigela e junte a gema de ovo e o mel. Depois de tudo junto, pegue no pão, parta-o aos pedaços e coloque-o em outra tigela. No final basta regar esse pão com o preparado de vinho tinto.
Related Images:
PUBLICIDADE