Portugal

Sol ou tempestade? A primavera de 2025 promete mudanças bruscas no tempo

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 27-02-2025

Em breve terá início a primavera climatológica, no próximo sábado, 1 de março, prolongando-se até 31 de maio. Caracteriza-se por uma grande dinâmica atmosférica, com dias cada vez mais longos e temperaturas progressivamente mais elevadas.

De acordo com as previsões da Meteored Portugal, a primavera climatológica de 2025 deverá ser marcada por temperaturas acima do normal de norte a sul do País. A chuva deverá também ser acima da média em várias regiões de Portugal. Até pode incluir trovoadas e granizo.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com Alfredo Graça, os valores médios da temperatura na primavera variam entre 14 e 18 ºC em Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, entre 15 e 17 ºC nos Açores e entre 17 e 19 ºC na Madeira.

PUBLICIDADE

A previsão para 2025 indica que as temperaturas deverão estar acima da média em quase todo o território nacional, embora sem desvios superiores a 1 ºC.

No entanto, no Nordeste Transmontano e no Alto Alentejo, podem registar-se anomalias mais acentuadas, entre 1 e 1,5 ºC.

Relativamente à precipitação, os valores médios no trimestre ultrapassam os 600 mm no Minho e os 275 mm no Porto e em Viseu, enquanto no Algarve não chegam aos 100 mm.

Na Madeira, geralmente não ultrapassam os 150 mm, e nos Açores rondam os 250 mm. Para março de 2025, a previsão aponta para precipitação acima da média na Madeira, nas ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel, bem como em todas as regiões a sul do rio Douro, incluindo o Algarve, com anomalias positivas entre 5 e 10 mm.

A primavera de 2025 deverá, assim, ser marcada por temperaturas ligeiramente acima da média e um início de estação com maior probabilidade de precipitação em algumas regiões, embora a variabilidade meteorológica típica desta época possa trazer mudanças inesperadas ao longo dos meses, revela o geógrafo e editor-chefe da Meteored Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE