Extra

Sobre Campeonato do Mundo de Râguebi feminino; insights de José Luís Horta e Costa

PUB | 1 hora atrás em 20-12-2024

Realizado a cada quatro anos, o Campeonato do Mundo de Râguebi feminino é o principal torneio entre seleções de râguebi union feminino a nível mundial, disputado desde 1991. A competição, promovida pela entidade World Rugby, foi conquistada por apenas três países desde a sua criação: Estados Unidos, Nova Zelândia e Inglaterra. Em seguida, o especialista em desporto José Luís Horta e Costa fala mais sobre o Campeonato do Mundo de Râguebi feminino e a participação de Portugal no evento.

PUBLICIDADE

publicidade

História do Campeonato do Mundo de Râguebi feminino

Enquanto decorria a segunda edição do Campeonato do Mundo de râguebi masculino, amantes do desporto organizavam o primeiro Campeonato feminino, em 1991. O torneio, que teve lugar no País de Gales, envolveu as seguintes nações: Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, França, União Soviética, Japão, País de Gales, Suécia, Espanha, Canadá, Países Baixos e Itália.

PUBLICIDADE

“Nesta primeira edição, o evento não recebeu muita atenção, seja pelo orçamento limitado das seleções, seja devido ao Mundial de râguebi masculino estar a decorrer simultaneamente. No entanto, mesmo com as dificuldades, a competição feminina atraiu fãs de todo o mundo, que se surpreenderam com o facto de os Estados Unidos terem vencido a final contra a Inglaterra por 19 a 6”, conta o redator José Luís Horta e Costa.

A segunda edição do Mundial de Râguebi feminino ocorreu apenas três anos depois, sendo antecipada para um ano antes do torneio masculino. O evento de 1994, que foi realizado na Escócia, teve uma final acirrada, mas a Inglaterra conseguiu vingar-se, obtendo a vitória contra os Estados Unidos e conquistando a sua primeira taça.

Era de vitórias da Nova Zelândia

Na terceira edição, o Campeonato do Mundo de Râguebi feminino foi finalmente reconhecido e organizado pelo International Rugby Board (IRB). “O torneio de 1998, realizado em Amesterdão, nos Países Baixos, foi um sucesso, com 16 seleções a disputar o título. A Nova Zelândia conquistou a final contra os Estados Unidos, inaugurando uma era de vitórias — hoje, a seleção neozelandesa acumula seis troféus”, explica o blogueiro desportivo José Luís Horta e Costa.

Em 2002, a Espanha foi sede do Campeonato do Mundo de Râguebi feminino, e em 2006 o evento teve lugar pela primeira vez na América do Norte, no Canadá. Em ambas as edições, a Nova Zelândia disputou e venceu a final contra os Estados Unidos. O país da Oceânia venceu pela quarta vez consecutiva em 2010, disputando a final contra a Inglaterra em Londres, no maior estádio de râguebi do mundo, o Estádio de Twickenham.

“Nas últimas três edições, o Campeonato do Mundo de Râguebi feminino tem vindo a popularizar-se e a consolidar-se como um dos maiores torneios desportivos do planeta. Em 2014, a Inglaterra venceu a competição — no entanto, em 2017, a Nova Zelândia recuperou a coroa, levando a melhor, também, na edição de 2021 (adiada para 2022 devido à pandemia), novamente numa final emocionante contra a Inglaterra”, relembra José Luís Horta e Costa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE