Coimbra
Só com dinheiro e nas máquinas. A única forma de pagar estacionamento no Mercado D. Pedro V
O novo sistema de gestão do estacionamento do Mercado D. Pedro V, em Coimbra, entrou em vigor esta segunda-feira, 9 de outubro. É o regresso às cancelas, usadas antes do arranque das obras na rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, e que apenas permite o pagamento com moedas ou notas.
O Município de Coimbra anunciou na passada semana a entrada em funcionamento um novo sistema de gestão de estacionamento nos Parques do Mercado Municipal D. Pedro V. Uma medida que, como fizeram questão de citar na nota de imprensa, tem como objetivo “a melhoria do serviço prestado, procurando dar uma resposta mais funcional e mais eficaz aos utilizadores destes parques”.
Na mesma mensagem, é dito ainda que os três parques passaram a estar equipados com máquinas de pagamento automático. “O único método de pagamento aceite nestes parques será através desses equipamentos, não havendo opção de pagamento manual”, frisam.
Com dinheiro, apenas. As máquinas têm uma zona para colocar as moedas (com o seu desenho na parte inferior) e uma outra para colocar as notas (neste caso, trata-se apenas de uma ranhura de cor azul sem qualquer tipo de referência a notas de euro).
Isso levou a que, na manhã desta segunda-feira, alguns dos novos utilizadores tivessem alertado a reportagem do Notícias de Coimbra para a falta de indicações nas máquinas relativamente à possibilidade de pagar com uma nota. Aliás, desconhece-se qual o valor máximo (5, 10, 20 ou 50 euros) permitido por este equipamento.
De fora deste sistema ficam os pagamentos eletrónicos (Multibanco e/ou MbWay). Questionado o município sobre esta questão, a resposta foi a seguinte: “para pagamentos com MbWay ou Multibanco é necessário haver um módulo específico para o efeito, contratualizar com o banco e efetuar o pagamento das taxas/comissões bancárias devidas, pelo que esta situação não foi considerada neste momento”.
As máquinas novas, mas que utilizam o sistema antigo, já permitem cumprir com “as exigências da Autoridade Tributária, nomeadamente a inclusão de QR Code nos documentos fiscais emitidos”. Um documento que só é impresso depois do utilizador concluir o pagamento
Carregue na galeria e veja o novo sistema de gestão do parque de estacionamento
O pagamento nos três parques de estacionamento está a funcionar entre as 07:00 e as 21:00 de segunda-feira a sábado. No caso do parque subterrâneo, encerra após as 21:00 e aos domingos e feriados. “Para efeitos de abertura, fora do horário de funcionamento, deverá ser contactado o Departamento de Polícia Municipal, através do 239 854 410 (número da rede fixa) e pagar uma taxa extra de 20 €”, referem.
Quanto aos restantes parques, têm acesso livre após as 21:00 e aos domingos e feriados. O período entre as 15:00 e as 21:00 de sábado continua a ser gratuito, mas os utentes têm de validar o bilhete antes de saírem do respetivo parque de estacionamento.
As taxas praticadas são idênticas às dos parquímetros. Até 30 minutos, é gratuito; depois, e até à hora de parqueamento, o valor praticado é de 15 cêntimos por períodos de 15 minutos; entre uma e duas horas de estacionamento, a taxa é de 20 cêntimos por períodos de 15 minutos; a partir das duas horas, a taxa é de 25 cêntimos por períodos de 15 minutos. Este valor (25 cêntimos) mantém-se após as três horas de estacionamento em cada um dos parques.
Refira-se que os parquímetros foram colocados nos três parques do Mercado D. Pedro V em Coimbra no início do ano de 2023. Segundo a empresa municipal, a sua instalação deveu-se a “razões de ordem técnica”, já que estavam a decorrer obras na rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes no âmbito do sistema de Metrobus.
“A utilização desta tecnologia vai permitir a possibilidade de integração com os restantes parques geridos pelos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC)”, refere o município de Coimbra.
Veja o Direto Notícias de Coimbra com todas as informações relativas à mudança do sistema de gestão dos parques
Related Images:
PUBLICIDADE