Decorreu, esta tarde, nas instalações dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), a apresentação de cinco novos autocarros 100% elétricos, num investimento de 2,4 milhões de euros, financiado ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Durante a apresentação dos novos autocarros, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, sustentou que “face ao aumento do preço dos combustíveis fósseis, é muito importante ter alternativas para proporcionar bons transportes públicos às pessoas” e “tendo em conta o benefício ambiental, o objetivo no futuro é que toda a frota dos SMTUC possa ser uma frota elétrica”, frisou.
“Estamos a dar vários passos nesse sentido e este é mais um deles, sobretudo num momento tão sensível como o que vivemos atualmente na Europa”, acrescentou o autarca.
PUBLICIDADE
De forma a não condicionar o normal funcionamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra , a apresentação das cinco novas viaturas 100% elétricas foi feita em apenas um dos autocarros, estando as restantes quatro já em trânsito disse ao Notícias de Coimbra a presidente do Conselho de Administração dos SMTUC.
Ana Bastos realçou que a “adjudicação dos cinco novos autocarros 100% elétricos foi feita à empresa BYD Europe, por cerca de 2,4 milhões de euros e teve a comparticipação de cerca de 70% de fundos comunitários, ao abrigo do POSEUR para “promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”.
Recorde-se ainda que, recentemente, foi aprovada a candidatura dos SMTUC a fundos europeus para a aquisição de 22 novos autocarros elétricos (10 ‘standard’ e 12 ‘mini’), através do POSEUR – III.
A operação representa um investimento total de 8.8 milhões de euros, sendo comparticipada em 6.4 milhões de euros por fundos comunitários e os restantes 2.4 milhões de euros pela Câmara de Coimbra.
Veja os diretos NDC:
PUBLICIDADE