Região
Sistema de transporte flexível na região de Coimbra já assegurou 4.200 viagens
O sistema de transporte a pedido SIT-Flexi, criado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) e alargado a todos os concelhos em 2021, registou 4.200 reservas feitas desde o seu arranque, foi hoje anunciado.
O sistema, que começou como projeto-piloto em Góis e Pampilhosa da Serra, foi alargado a todos os concelhos da CIMRC em 2021 (com exceção de Coimbra) e já assegurou 4.200 viagens feitas a pedido, afirmou hoje o gestor do projeto SIT-Flexi, Sérgio Caetano.
Com mais de 130 taxistas envolvidos e 153 rotas planeadas, o sistema tem registado um aumentado gradual desde o seu alargamento, tendo registado 448 reservas em agosto, salientou o responsável, que falava na apresentação dos resultados do sistema de transporte a pedido, que decorreu hoje em Penacova.
Segundo Sérgio Caetano, o objetivo passa por chegar às 500 reservas por mês, num serviço que pretende ser um complemento à rede de transporte público, ao dar resposta às necessidades de pessoas que moram em lugares com baixa densidade populacional, onde os autocarros não passam.
“Queremos garantir um direito essencial à população que mora em lugares onde um autocarro com capacidade para 50 passageiros não é o mais eficiente”, realçou.
O município com mais utilizadores é Penacova, com um total de 149, sendo o segundo com mais reservas feitas desde a sua adesão ao projeto (606), parâmetro em que Oliveira do Hospital é primeiro, com 697 reservas.
“Há municípios onde ainda estamos a afinar as soluções que implementámos”, ressalvou.
O serviço, que é solicitado com antecedência, pode ser pedido através de chamada gratuita (800 200 201).
“Este não é um transporte de massas. É prestar um serviço a quem não tem acesso a transporte público, mas que também paga impostos”, realçou o coordenador da estrutura de apoio técnico da CIMRC, Nuno Pomar.
Já o vereador com a pasta da mobilidade da Câmara de Penacova, António Magalhães Cardoso, realçou que o facto de o município ser aquele que mais utentes regista não o deixa satisfeito.
“Achamos que muito mais gente pode usar este sistema e queremos que o sistema melhore”, apontou, considerando que o sistema apresenta ainda “alguns graus de rigidez”.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).
Related Images:
PUBLICIDADE