O lugar de Degracias, concelho de Soure, acolhe a 1.ª edição da Feira da Caça. Evento tem cariz nacional.
Os Baldios da freguesia de Degracias promovem nos dias 26 e 27 de abril a 1.ª edição da Feira da Caça. A iniciativa pretende ser um ponto de convívio entre amantes da caça a nível nacional e também amantes da natureza, do mundo rural e dos animais.
No centro da aldeia vão estar 32 expositores de artigos de caça, uma exposição canina, duas provas ligadas ao setor e uma Procissão Religiosa.
PUBLICIDADE
A prova de tiro com armas de caça e a prova Santo Huberto decorrerão, respetivamente, nos concelhos de Condeixa-a-Nova e Ansião.
Falcoaria, Pombos de Vara e Passeios a Cavalo são outras das propostas do programa onde se inclui também uma mostra de Gastronomia Regional.
Veja Direto NDC com Édgar Nogueira, presidente do Conselho Diretivo dos Baldios
No que diz respeito à exposição canina, vão estar presentes nestes dois dias mais de 700 animais em representação de cerca de uma centena de matilheiros de caça maior e caça menor vindos de todo o país.
“Foi nossa intenção dinamizar este evento e fazer não uma exposição estática, mas uma exposição onde houvesse constantemente provas, dinamismo, ações e interligações inclusivamente com o público que nos visita”, disse, na apresentação, o criador Miguel Ribeiro.
Demonstrações de cães em madriguera (caça às raposas nas suas tocas) e de caça ao coelho e um concurso de beleza canina fazem parte do programa.
Do lado da autarquia, a vice-presidente Teresa Pedrosa reconheceu a importância da iniciativa, desde logo pelo âmbito nacional mas também porque este é um setor com muitos praticantes e que não se importam de percorrer centenas de quilómetros só para conviver ou até mesmo falar sobre esta temática.
A autarca salientou ainda o facto da Feira da Caça estar licenciada pelo Instituto de Conservação sda Natureza e das Florestas (ICNF) de forma a que durante os dois dias esteja garantida “a proteção e com o bem-estar animal”.
“Temos a equipa de veterinários do ICNF a fazer o acompanhamento em termos da saúde animal de todo este evento e o município, através do nosso veterinário municipal, temos também feito o acompanhamento de todos os trabalhos preparatórios e, obviamente, também o vamos fazer durante a feira”, frisou.
Veja o Direto NDC com Teresa Pedrosa
A vice-presidente realçou ainda o facto de, nesse fim de semana, ter lugar no centro da vila a Feira das Sopas e do Arroz Doce com a presença de associações das 10 freguesias do concelho.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE