A partir de 1 de abril, a McDonald’s Portugal deu início a uma nova política nos seus restaurantes: os pacotinhos de ketchup passam a ser pagos.
Embora muitos tenham inicialmente pensado tratar-se de uma brincadeira do Dia das Mentiras, a medida é bem real e veio para ficar.
Cada embalagem individual de ketchup tem agora um custo de 5 cêntimos, numa tentativa da cadeia de fast food de reduzir o desperdício, tanto de produto como de embalagens. A McDonald’s garante que esta decisão visa reforçar práticas de sustentabilidade, especialmente depois de constatar que muitos clientes desperdiçavam o condimento, pode ler-se no ZAP.
PUBLICIDADE
A marca lembra que, desde abril de 2023, já só era entregue um pacote de ketchup por McMenu com batatas — e apenas se solicitado. Ainda assim, quando os clientes pediam mais embalagens, estas eram fornecidas sem custos. Agora, isso muda oficialmente.
“Mesmo que não utilizados, os alimentos entregues aos clientes não podem ser reaproveitados, por razões de segurança alimentar”, sublinha a McDonald’s, explicando que o desperdício continuava elevado apesar das restrições anteriores.
O valor de 5 cêntimos por pacote é uma recomendação da marca, mas os franquiados têm liberdade para ajustar o preço nos seus próprios estabelecimentos.
Apesar de o ketchup da McDonald’s em Portugal ser produzido localmente pela Italagro, no Ribatejo, a produção nacional não evita a nova taxa. O foco está na consciencialização para o consumo responsável e na tentativa de tornar as operações mais sustentáveis.
PUBLICIDADE