Cidade
Shift APPens: o maior e mais louco hackathon da zona centro está de volta a Coimbra
A Fundação Calouste Gulbenkian alia-se pela primeira vez ao Shift APPens como parceira para tentar encontrar soluções tecnológicas com impacto na resolução de problemas sociais da atualidade na área das crianças, idosos e refugiados.
O Shift APPens é um hackathon, uma maratona de desenvolvimento non-stop que tem por objectivo o desenvolvimento de uma app em 48 horas, que vai decorrer em Coimbra, nos dias 5, 6 e 7 de Abril, no Pavilhão Mário Mexia.
À semelhança das edições anteriores, o Shift procura fomentar a competição saudável, através da troca de conhecimentos do mundo da tecnologia, acolhendo developers, designers, e entrepreneurs das mais diversas áreas, vindos de todo o país.
O mote para participar neste hackathon é uma ideia, uma equipa até quatro amigos e o desenvolvimento de uma app em 48 horas.
Esta, é depois apresentada e defendida perante um júri cuidadosamente escolhido e entusiasta por testar, e avaliar novas tecnologias. O evento, que já vai na sua 6ª edição – surgiu em 2013 – reuniu, no ano passado, cerca de 200 participantes é reconhecido por ser uma forma de impulsionar o espírito de equipa e entre-ajuda, pelos desafios empolgantes e pelas aplicações extraordinárias que dele surgem.
Os participantes têm ainda acesso a um conjunto de talks e a concursos criados pelas empresas patrocinadoras do evento, jogos, nerfs, etc., criando assim a oportunidade para empresas e participantes criarem contacto e fortalecerem relações.
Ao tornar-se parceiro deste hackathon, o Shift APPens incluirá, pela primeira vez, uma categoria social onde equipas irão tentar resolver desafios na área do bem-estar de crianças e jovens; dos idosos e da integração social dos refugiados e migrantes.
A equipa vencedora desta categoria social receberá o prémio Prémio Hack for Good Gulbenkian, no valor de 2000€ e receberá um banco de horas de mentoria por parte da Maze.
A Fundação vê a tecnologia como um potenciador de soluções inovadoras para os principais problemas sociais vividos em Portugal e no resto do mundo.
A Gulbenkian quer fortalecer a ligação entre estes dois setores, apostando em soluções escaláveis que possam resolver problemas globais a partir de projetos locais.
É por isso que a Fundação Gulbenkian se alia ao Shift APPens como parceira. O primeiro objetivo da participação da Fundação Gulbenkian no Shift Appens é, portanto, o de inspirar programadores, designers e empreendedores a aproximarem-se da área social e consciencializar o mundo tech para as oportunidades de desenvolverem soluções tecnológicas para a resolução de problemas sociais, quer numa lógica de voluntariado quer com a possibilidade de retorno financeiro.
Related Images:
PUBLICIDADE