Pelo menos sete pessoas morreram devido a violentas tempestades e tornados no centro e sul dos Estados Unidos, informaram quinta-feira as autoridades do país.
Vários Estados, do Arkansas (sul) ao Ohio (norte), foram atingidos desde quarta-feira por um episódio de ventos violentos, por vezes acompanhado de tornados e chuvas intensas.
As autoridades do Tennessee (sul) reportaram, na manhã de hoje, pelo menos cinco mortes devido ao mau tempo.
PUBLICIDADE
Um pai e uma filha morreram no condado de Fayette, no Tennessee, depois de a sua casa pré-fabricada ter sido derrubada por um tornado, de acordo com relatos dos meios de comunicação locais.
Outras três pessoas foram hospitalizadas.
Outras mortes foram relatadas no Missouri e no Indiana, onde um homem terá sido eletrocutado depois de o seu carro ter embatido numa linha de energia.
As escolas fecharam em vários Estados afetados pelas tempestades, incluindo em Nashville, a capital do Tennessee.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, alertou no X para “um dos eventos climáticos mais severos a que já assistimos”.
Imagens publicadas nas redes sociais mostraram edifícios danificados, árvores arrancadas e carros capotados em vários Estados.
Este episódio, que poderá provocar inundações devastadoras, deverá prolongar-se até sábado, segundo os serviços meteorológicos americanos.
Cerca de 230 mil clientes ficaram hoje sem eletricidade em vários Estados, segundo o site poweroutage.us.
A Agência Americana de Observação Oceânica e Atmosférica (NOAA) registou quase 1.800 tornados em 2024 em todo o país, o segundo maior número de depois de 2004, que causaram a morte a 54 pessoas.
PUBLICIDADE