Vamos
Sérgio Azevedo recebe Prémio Francisco Martins
A Associação Orquestra Clássica do Centro (OCC), com apoio da Livraria Almedina, criou o Prémio Francisco Martins.
Com este prémio de 1000 Euros pretende perpetuar o nome do intérprete e compositor Francisco Martins e promover valores musicais na área da composição, com a preocupação de incentivar e dar a conhecer novas obras que enriqueçam o património bibliográfico musical.
PUBLICIDADE
Além do valor pecuniário atribuído, a OCC fará promoção das obras que forem premiadas através da sua apresentação pela OCC e a sua publicação pela editora AVA. Do júri fazem parte Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e o Maestro titular da OCC José Eduardo Gomes.
Em 1 de Dezembro de 2016 a OCC apresentará o regulamento do concurso para a 1ª Edição a realizar em 2017, num dia em que homenageia Sérgio Azevedo, um compositor natural de Coimbra.
Simbolicamente Sérgio Azevedo receberá entregue o 1º Prémio / 2016, significando com este ato, um ano zero neste concurso.
Segundo a OCC, Sérgio Azevedo é o exemplo de um compositor português reconhecido, querendo esta entrega significar o reconhecimento bem como o incentivo para jovens compositores. Além da apresentação do regulamento e prazos deste concurso será realizado um concerto em sua homenagem pela Orquestra Clássica do Centro sob a direção de José Eduardo Gomes.
No ano em que a OCC celebra o seu 15º aniversário, junta neste dia também alguns dos seus ” amigos” e entidades apoiantes com quem tem protocolos celebrados.
Por essa razão o evento terá lugar no auditório do ISCAC e tem o apoio da Bluepharma e da ASCENDUM.
Para Emília Cabral Martins, Presidente da direcção da Associação Orquestra Clássica do Centro, “Perpetuar a obra e o nome de Francisco Martins é uma forma de respeitar a música e dignificar a nossa cultura”.
Dia 1 de Dezembro | 17h30 | auditório do ISCAC
Programa :
1ª Parte –
Evocação de Francisco Martins
.Apresentação do juri e regulamento do concurso
.Homenagem a Sérgio Azevedo
2ª Parte
Concerto
Orquestra Clássica do Centro
Maestro José Eduardo Gomes
Marcos de Portugal – Il Duca di Foix – Abertura
Sérgio Azevedo – Seixiana
Mozart – Sinfonia Haffner
Related Images:
PUBLICIDADE