Saúde

Será que o chocolate negro reduz o risco de diabetes?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 17 minutos atrás em 18-12-2024

O chocolate negro, conhecido pelo seu sabor intenso e teor elevado de cacau, e agora pelo seu valor nutricional está a ser tema de conversa.

PUBLICIDADE

publicidade

Um estudo publicado no The BMJ – British Medical Journal sugere que este alimento pode trazer benefícios surpreendentes para a saúde, incluindo uma possível redução do risco de desenvolver diabetes.

PUBLICIDADE

Revelou ainda que o consumo regular de chocolate negro (cerca de 5 ou mais porções semanais – 30g cada) está associado a uma redução de 21% no risco de desenvolver diabetes. “Este efeito, no entanto, não foi observado em relação ao chocolate de leite, que, pelo contrário, mostrou estar ligado a um maior ganho de peso”, pode ler-se nas Máxima.

Os benefícios parecem residir na sua elevada concentração de polifenóis que podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir a inflamação, dois fatores-chave no desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Apesar destes resultados promissores, é crucial sublinhar que os estudos realizados até ao momento são de natureza observacional, ou seja, identificam correlações, mas não provam uma relação de causa e efeito. A nutricionista reforça este ponto ao afirmar que, embora a análise estatística seja sólida e robusta, “são necessários estudos clínicos de intervenção que permitam mostrar a causalidade desta hipótese”.

Ainda assim, deve-se olhar para o contexto global. O excesso de peso e a má distribuição da gordura corporal continuam a ser os fatores de risco mais significativos para o desenvolvimento de diabetes.

A inclusão moderada na alimentação deve ser vista como um complemento benéfico.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE