Saúde
Será que limpar os ouvidos com cotonetes é uma boa ou má ideia?
Mas se não for com este utensílio como limpamos os ouvidos? Que outras opções existem? Saiba o que pode fazer.
Certamente já ouviu dizer que não deve limpar os ouvidos com cotonetes. A resposta, de acordo com a Unilabs é que “não devemos, pois isso só faz com que a cera deslize para dentro do canal auditivo”.
“Além disso, o uso de cotonetes está, muitas vezes, na origem de complicações como tímpanos perfurados e perda auditiva”, explica.
Pode ainda “danificar muitas das estruturas sensíveis presentes atrás do canal auditivo, originando problemas como surdez completa, vertigem prolongada com náuseas e vómitos, perda do paladar e até paralisia facial”, revela.
Não se esqueça que a cera do ouvido é algo que o corpo produz com a finalidade de combater bactérias e fungos e de funcionar como uma barreira protetora para a pele do canal auditivo, por isso é algo perfeitamente normal.
A somar a isto, há que ter em conta que os ouvidos costumam ter um sistema de “auto-limpeza”, capaz de eliminar a cera em excesso. Além disso, mesmo quando há acumulação de cera, isso pode não ser suficiente para bloquear todo o canal auditivo e impedir uma correta audição, lê-se no artigo.
Quando existe uma quantidade excessiva de cera ou há uma acumulação excessiva da mesma, o médico poderá propor uma lavagem, na qual consiste em despejar água morna no canal auditivo, de modo a lavá-lo suavemente.
É importante lembrar que os cotonetes não são os únicos inimigos dos seus ouvidos.
Há ainda muitas as pessoas que usam uma grande variedade de objetos inapropriados para limparem os seus ouvidos, como é o caso dos: “ganchos, pinças, canetas e lápis, palhas, clips, brinquedos”, enumera a Unilabs.
Se desejar lavar o ouvido pode, durante o banho, fazer uma limpeza superficial, usando um pouco de sabão, água e um pano para depois secar bem o aparelho auditivo.
Related Images:
PUBLICIDADE