Saúde
Será que devemos ter ar condicionado em casa?
Com a chegada do Verão, os dias são muito quentes. No Outono e Inverno, os dias são mais frios. Por isso, com a temperatura certa e regulada consegue manter um bom ambiente em sua casa. O ar condicionado permite refrescar os nossos dias na estação mais quente, além de aquecer a casa quando está mais fria. Trata-se daquele elemento que contribui para tornar a casa num espaço mais agradável.
Este aparelho assegura grande conforto no lar de muitos portugueses, mas será que devemos ter ar condicionado em casa? O NCultura reuniu algumas vantagens e desvantagens de termos este equipamento em casa.
Vantagens:
Conforto: Proporciona um ambiente particularmente agradável na casa, oferecendo conforto. Ao longo de todo o ano, os moradores conseguirão conservar o espaço na temperatura desejada.
Purificação do ar: Estes equipamentos mais modernos e de alta tecnologia “conseguem manter o ar limpo, sem ácaros ou agentes poluidores de forma constante. Aparelhos que já apresentem o filtro HEPA, conseguem filtrar o ar, enquanto o purificam. Desta forma, apresentam uma circulação do ar que conserva a sua qualidade por mais tempo, assegurando para a casa um ambiente mais saudável”, pode ler-se.
Multifunções: O regulador de temperatura é o mais popular, mas há outras, como o controlo de humidade e filtro de ar.
Aumento da vida útil : “As construções já são otimizadas para reduzirem perdas de temperatura, o que permite criar um isolamento quase total das mesmas. No entanto, esse isolamento corta drasticamente as folgas de respiração dos edifícios, o que leva a uma redução das capacidades destes edifícios em se livrarem da humidade”, explica. Por conseguinte, torna-se natural o aparecimento de fungos, bactérias e ácaros. Além disso, torna os espaços perigosos em caso de incêndio ou de fugas de gás, porque a ventilação das construções já está comprometida à partida.
Desvantagens:
Custos: Podem variar muito consoante o tipo de equipamento, “no entanto, o preço da energia do nosso país é dos mais elevados de toda a União Europeia, apesar de existir a tendência de descida no resto da Europa”, informa a NCultura.
Manutenção: É algo inevitável, quer seja a médio ou a longo prazo. Mesmo que se faça um investimento em aparelhos de grande qualidade, os sistemas de ar condicionado nunca se livram da necessidade de manutenção, por muito bons que sejam.
Problemas de saúde: Quando se encontram com um filtro de ar sujo, ele pode contaminar o ambiente da casa. “Os fungos, bactérias e pólenes podem infiltrar-se no lar e gerar ataques de asma, rinite, irritações nos olhos, garganta ou nariz”, revela.
Problemas respiratórios: “Os especialistas defendem que a instalação de sistemas de ar condicionado deve ser evitada em habitações com pessoas que sofram de problemas respiratórios. O ar condicionado promove uma variação gerada pela circulação artificial do ar, o que pode ser extremamente prejudicial para a saúde desses elementos da família”, de acordo com a NCultura.
Após analisar profundamente as vantagens e as desvantagens do recurso a este aparelho, pode pesar os prós e os contras em equipar a casa com ar condicionado.
Related Images:
PUBLICIDADE