Saúde

Será que as mulheres vivem mais do que os homens?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 14-12-2023

Imagem: Depositphotos.com

Nenhum de nós sabe quanto tempo tem na Terra. Mas o que sabemos é que, na maioria das sociedades do mundo, as mulheres vivem, em média, mais tempo do que os homens.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Nos EUA, a esperança média de vida das mulheres é de 79,3 anos, em comparação com 73,5 anos para os homens, de acordo com um relatório de dezembro de 2022 dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças. Mas qual será o motivo?

O HuffPost pediu aos médicos mais informações, bem como dicas para ajudar todos a aumentar a expectativa de vida. Acontece que existem várias razões que podem explicar o motivo pelo qual as mulheres vivem mais que os homens.

Hormomas: Surpreendentemente, o estrogénio desempenha um papel importante em ajudar as mulheres a viver mais. “Mantém os vasos sanguíneos saudáveis, causando dilatação e melhoram a função das células endoteliais”, explica Robert Segal, cardiologista. “Isso pode melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir o risco de aterosclerose , que é uma das principais causas de doenças cardíacas.” Pode ainda “melhorar os níveis de colesterol”, refere.

Comportamentos de risco: Outra razão pela qual as mulheres vivem mais que os homens é porque não adotam tantos comportamentos de risco. Rohit Vuppuluri, cardiologista intervencionista, afirma que os homens são mais propensos a fumar, a beber álcool, a usar drogas e a fazer escolhas alimentares inadequadas. Estes comportamentos “aumentam o risco de doenças crónicas como hipertensão, hiperlipidemia, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença renal, cirrose hepática e obesidade”, afirmou. 

Os homens também são mais propensos a ter empregos perigosos, a conduzir de forma mais imprudente e a assumir mais riscos nos desportos.

Alimentação saudável: Comer regularmente alimentos saudáveis ​​e nutritivos pode ajudá-lo a viver mais tempo, e as mulheres são mais propensas a fazer isso do que os homens, de acordo com as pesquisas.

Blanca Garcia acredita “firmemente que a dieta e os exercícios desempenham um papel importante na longevidade de uma pessoa. Melhores escolhas alimentares mantêm o corpo em equilíbrio e o movimento mantém os músculos e ossos mais fortes.”

Emoções: Sim, sentir profundamente as coisas pode levar a uma vida mais longa. Avigail Lev, psicóloga clínica, acredita que suprimir as emoções e ter uma expectativa de vida mais curta estão interligados.

“Os homens são condicionados pela sociedade a reprimir e suprimir profundamente as suas emoções”, disse. “Devido à sua supressão emocional e outros fatores, as mulheres tendem a ter relacionamentos mais íntimos socialmente , proporcionando-lhes um apoio em que podem confiar.”

Suprimir as emoções pode aumentar o stress, afetar negativamente o sono, prejudicar relacionamentos e conexões interpessoais e aumentar a probabilidade de distúrbios de saúde mental , incluindo trauma, depressão e ansiedade.

Médico: “Os homens são muito mais propensos a ignorar qualquer episódio de dor em vez de procurar um médico para descobrir se é algo preocupante”, disse. Um estudo da Academia Americana de Médicos de Família descobriu que até metade dos homens que procuram um médico não seguem as recomendações. Isso inclui não tomar as receitas conforme as instruções, não fazer exames para verificar a sua condição e não comparecer para acompanhamento.

Praticar exercício físico frequente, comer alimentos saudáveis, ir ao médico, encontrar um sistema de apoio e muito mais pode ajudar qualquer pessoa a ter uma vida mais saudável – durante muitos anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE