Primeira Página

Sente tonturas quando se levanta de repente? É por causa disto

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 04-12-2024

Imagem: Depositphotos.com

Sentir tonturas quando se levanta de repente é uma experiência que quase todos já experenciamos.

Na maioria dos casos ocorre “como consequência de uma desregulação do sistema que controla a pressão arterial”, explica Ricardo Moutinho Guilherme, médico de medicina geral e familiar na ClínicaLab à Women’s Health.

PUBLICIDADE

A este fenómeno dá-se o nome de hipotensão postural ou tontura ortostática, que, segundo o especialista “nada mais é do que uma queda abrupta da pressão arterial que compromete a irrigação sanguínea do cérebro por alguns segundos”.

Quando uma pessoa se levanta rapidamente, a gravidade faz com que o sangue se acumule nas pernas. O corpo ajusta a pressão arterial para compensar. Mas em alguns casos, pode não ser eficaz levando à tontura.

“Sintomas de desmaio, sensação de desmaio iminente, tontura, confusão ou visão turva ocorrem poucos segundos ou até minutos após a pessoa se levantar, especialmente depois de um longo período deitada na cama ou sentada”, refere.

Estes sintomas tendem a exacerbar-se com a idade e também podem ter outras causas subjacentes, como “desidratação, efeito colateral de medicamentos, consumo excessivo de álcool, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, infeções, entre outros”, descreve.

PUBLICIDADE

publicidade

As tonturas tendem a cessar rapidamente quando a pessoa se deita novamente. Para evitar que os sintomas sejam mais graves, o médico aconselha à “mudança de posição lentamente para não agravar a queda de pressão, seja ao sentar-se ou levantar-se. Caso a tontura não passe, deve-se deitar e manter as pernas elevadas com a ajuda de algum apoio”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE