Saúde

Sente desconforto e inchaço na barriga? Veja aqui como resolver o problema

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 01-09-2023

Alguns de nós já devem ter sentido algum desconforto abdominal ou intestinal, mas saiba que em casos recorrentes, tal não deve ser descurado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há quem acredite que é normal sofrer com prisão de ventre – não é, mesmo que a pessoa tenha vivido assim durante vários anos”, explica Isabel Pedroso Silva, nutricionista, em conversa com a Máxima.

PUBLICIDADE

“80% das pessoas que chegam até nós têm algum tipo de desconforto gastrointestinal, desde uma obstipação crónica até a pequenas crises de diarreia, não conseguindo, muitas vezes, perder peso, uma vez que existe um desequilíbrio da microbiota intestinal”, acrescenta.

Os sinais de um intestino debilitado nem sempre são de fácil identificação. Entre eles, destacam-se “a distensão abdominal, a obstipação, diarreia e flatulência, bastante comuns, mas também podem existir alterações de peso e no padrão de sono, problemas de pele como a acne, fadiga constante, candidíase, alergias e intolerâncias alimentares ou unhas e cabelos quebradiços”, lê-se.

Para uma pessoa que sofre deste problema, torna-se imprescindível fazer mudanças na sua rotina diária e a nível alimentar, realça. A ingestão de água suficiente e uma rotina de refeições adequada e consistente, composta por mais alimentos frescos em detrimento dos ultraprocessados também é de memorizar.

“Dou destaque aos alimentos da dieta mediterrânica: rica em fibras e composta por frutas, hortícolas, azeite, cereais integrais e oleaginosas, e que melhora significativamente os níveis de saúde de qualquer pessoa”, acrescenta. 

Os bons hábitos de sono também não devem ser descartáveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE