Coimbra

Segurança Social alarga atendimento através de videoconferência

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-10-2021

O Instituto da Segurança Social anunciou, hoje, que passou a proporcionar atendimento, mediante vídeo, através de uma rede alargada para 67 balcões em todo o país.

PUBLICIDADE

A medida, concebida para assegurar mais de 15 000 atendimentos diários, foi precedida de uma experiência-piloto, que funcionou em nove balcões de quatro distritos.

Este canal, que se constitui como alternativa ao atendimento presencial, permite aos cidadãos e empresas possuírem respostas na data e hora previamente agendadas sem terem de fazer deslocações e de permanecer em filas de espera.

PUBLICIDADE

Na fase da experiência-piloto, foram realizados mais de 7 200 atendimentos através de videoconferência, o que permitiu reduzir em 11 dias o tempo de espera nos locais de maior procura por atendimento presencial. A maioria dos atendimentos foi concretizada nos dois a três dias posteriores ao pedido de marcação.

Perante a avaliação positiva desta modalidade e a integração de novas funcionalidades, o Instituto passa a disponibilizar esta forma de atendimento de maneira mais abrangente e para a generalidade dos serviços realizados em qualquer balcão presencial, com a excepção de pagamentos.

PUBLICIDADE

A marcação do vídeo-atendimento pode ser feita através do portal SIGA em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ ou através da Linha Segurança Social (210 545 400  ou 300 502 502, nos dias úteis das 09h00 às 18h00).

Ao proceder a marcação para vídeo-atendimento o cidadão recebe no seu correio electrónico uma mensagem com as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e até um link para cancelamento se não puder comparecer. Para aceder ao vídeo-atendimento nas melhores condições deve usar computador ou portátil, com câmara frontal, altifalante e microfone.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE